Professores de uma escola particular da Capital apostaram em fantasias para entreter os alunos e, ao mesmo tempo, revisar o conteúdo que cairá na segunda prova do (Exame Nacional do Ensino Médio) que acontece neste domingo (10).

A professora de biologia Dayana Siqueira Alves, conta que essa abordagem acaba deixando o clima ‘menos tenso'.

“O Enem pesa para o aluno, então, nossa ideia é deixar o ambiente mais lúdico e entregar o conteúdo de maneira dinâmica, isso torna o aprendizado mais significativo e leve”, afirma.

Um pouco descontente com o rendimento na primeira prova, Isabella Panizzi, de 16 anos, conta que as questões na primeira fase exigiram mais interpretação de texto. “Eu fui mais ou menos na prova, usei quase todo o tempo do exame e fui uma das últimas a sair da sala. Estou tranquila, mas não sei se vou me sair bem na última prova, não sou muito boa em exatas”, disse.

No primeiro dia de Enem os alunos foram testados com 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 em Ciências Humanas e a redação. Já no domingo (10), serão aplicadas 45 questões de Ciências da Natureza e outras 45 de matemática.

A estudante Luanna Figueiredo, de 16 anos, achou que a prova seria mais fácil. “Eu fui bem, mas achei que seria mais fácil. Estava esperando mais conteúdo e caiu mais conhecimento geral. O tema da redação me surpreendeu um pouco, ainda assim, acredito que fui bem no exame”, contou.

Fui mal na primeira prova, e agora?

Segundo o coordenador do Colégio Salesiano Dom Bosco, Lúdio da Silva, esse não é o momento para se estressar tentando aprender tudo o que não conseguiu até agora.

“O conselho é: esqueça a primeira prova. Você não sabe como os outros alunos se saíram, a sorte já foi lançada. O certo é focar nessa prova, fazer a diferença e não se deixar abater, senão pode ficar pior”, orienta o coordenador.

O que levar mesmo?

Para quem estiver em dúvida sobre o que levar, a caneta é o único material permitido. Ou seja, estudantes podem deixar lápis, borracha e apontador em casa. Outro detalhe importante é a cor da caneta. Esqueça o da caneta azul, o Enem só permite o uso da caneta preta.

Não esqueça seu documento de identificação com foto em nenhum dos dias da prova. É obrigatório que você apresente a sua carteira de identidade antes de entrar na sala em que você irá fazer a prova. Os documentos aceitos para a prova são: RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte e carteira de trabalho.

O Enem é realizado neste domingo e os candidatos devem ficar atentos aos horários de fechamentos nos portões. Vale lembrar que os horários são diferentes nos estados do Brasil, já que a da prova segue o horário oficial de Brasília. Em Mato Grosso do Sul, os portões fecham às 12 horas.