Três crianças e seis idosos foram vítimas fatais da em Mato Grosso do Sul em 2019, segundo dados divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta quarta-feira (3). Os números de casos confirmados, só nos primeiros meses deste ano, totalizam 5,3 mil.

Das vítimas, quatro delas são de , todos homens, e três são do município de Três Lagoas. Os óbitos foram registrados do dia 27 de janeiro até 28 de março. Neste período, a Capital declarou estado de emergência por conta dos casos da doença.

Em três meses, 9 pessoas morrem vítimas da dengue no Estado
Foto: Dados com fonte da Sinan Online

Ainda segundo o boletim da SES, a maior parte das pessoas infectadas têm entre 20 a 49 anos. Porém, a faixa de risco de óbito é de criança e idosos. Outra informação, é que os casos registrados em Campo Grande, em sua maioria é da tipo 2.

Já com relação a incidência da doença, que monitora os casos para cada 100 mil habitantes, o quadro é ainda mais preocupante. Pois municípios como Figueirão, com menos de 3 mil pessoas, tem incidência superior a cidades com maior número de populacional.

O relatório aponta a importância da busca por atendimento médico imediato, ao sentir os primeiros sintomas, pois o tratamento é ainda mais eficaz, além da hidratação adequada. Também salienta que os cuidados para prevenção da doença não podem parar.