Pular para o conteúdo
Cotidiano

Eclipse lunar e Super Lua de Sangue: saiba como será o fenômeno raro que vai iluminar o céu

Na madrugada de domingo para segunda-feira (20 – 21) ocorrerá o único eclipse lunar total de 2019. O espetáculo será ainda maior, pois, será madrugada de ‘Super Lua de Sangue’. A lua cheia estará em ponto de maior proximidade com a Terra e isso faz com que o satélite aparente ser maior (de 10% a […]
Arquivo -

Na madrugada de domingo para segunda-feira (20 – 21) ocorrerá o único eclipse lunar total de 2019. O espetáculo será ainda maior, pois, será madrugada de ‘Super Lua de Sangue’. A lua cheia estará em ponto de maior proximidade com a Terra e isso faz com que o satélite aparente ser maior (de 10% a 15%) e mais brilhante.

O eclipse lunar pode ser visto a olho nu e ainda melhor com binóculos ou lunetas. O fenômeno acontece quando Sol, Terra e Lua se alinham e também poderia ser chamado de pesadelo dos Terraplanistas.

Na Grécia antiga, Aristóteles notou que as sombras na Lua durante os eclipses lunares eram redondas, independentemente de onde um observador estivesse. Ele percebeu que somente se a Terra fosse um esferoide, suas sombras seriam arredondadas – uma revelação de que ele e outros tinham muitos séculos antes dos primeiros navios navegarem pelo mundo.

Apesar desse eclipse lunar ser visto de forma parcial na África e na Europa, será visível em sua totalidade nas Américas. O fenômeno poderá ser visto a olho nu e ainda melhor observado com binóculos ou lunetas.

Eclipse lunar e Super Lua de Sangue: saiba como será o fenômeno raro que vai iluminar o céu

Em , o início do eclipse, quando a Lua começa a ser encoberta, será por volta das 23:37 de domingo (20). O eclipse total ocorrerá durante a madrugada de segunda-feira (21). A fase principal do eclipse começa à 1h41. A Lua passará cerca de uma hora totalmente encoberta e, às 2h43, a fase total termina, com eclipse parcial até as 3h50.

A previsão do tempo para Mato Grosso do Sul, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Porém, vamos torcer para que a madrugada seja de céu limpo, sem chuva e sem nuvens para o espetáculo ser apreciado.

Como acontece o eclipse lunar

Eclipses acontecem quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham. Os eclipses lunares podem acontecer apenas durante a lua cheia, quando a Lua e o Sol estão em lados opostos da Terra. Nesse ponto, a Lua pode se mover para a sombra projetada pela Terra, resultando em um eclipse lunar.

O eclipse deste mês é chamado de Super Eclipse, pois, também haverá uma Super Lua de Sangue. “Super” porque a Lua estará mais próxima da Terra em sua órbita durante a lua cheia e “sangue” porque o eclipse lunar total tornará a Lua uma tonalidade avermelhada.

O tom avermelhado acontece quando a Lua se move completamente para a umbra. A razão para esse fenômeno? Atmosfera da Terra.

Eclipse lunar e Super Lua de Sangue: saiba como será o fenômeno raro que vai iluminar o céu
Lua de Sangue (Foto: Reprodução/Nasa)

À medida que a luz do Sol atravessa a atmosfera, as pequenas moléculas que compõem a nossa atmosfera espalham a luz azul, e é por isso que o céu parece azul. Isso deixa para trás principalmente a luz vermelha que se dobra ou refrata na sombra da Terra. Podemos ver a luz vermelha durante um eclipse enquanto ela cai na Lua na sombra da Terra. Este mesmo efeito é o que dá ao nascer e ao pôr-do-sol uma cor laranja avermelhada.

Apesar de eclipses lunares não serem tão raros, o próximo Eclipse Lunar Total só poderá ser visto do Brasil em maio de 2022.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Crueldade’: familiares e amigos lamentam feminicídio de idosa, morta pelo genro em MS

Ex-marido de Cenourinha quebra silêncio após expor detalhes de divórcio: ‘Magoado’

VÍDEO: Motociclista atingido por carro na Tamandaré morre na Santa Casa de Campo Grande

Seleção feminina de MS disputa Campeonato Brasileiro Sub-16 de Vôlei no RJ

Notícias mais lidas agora

Prefeito de Terenos é preso por fraude em licitação durante operação do Gaeco e Gecoc

Justiça aceita ação e manda intimar Patrola e Engenex por desvios de R$ 7,3 milhões

AO VIVO: Julgamento de Bolsonaro e outros sete réus é retomado nesta terça-feira

Quatro dias após receber medalha de mérito da PMMS, prefeito de Terenos é preso por fraude

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Na cara da dona, cliente sai sem pagar e esfirraria não poupa: ‘vagabundo, isso que você é’

"É duro, viu. Eu fui bem trouxa mesmo", lamenta empresária que varria calçada quando cliente saiu na maciota

Política

Relatório da CPI do Consórcio Guaicurus deve ser adiantado para esta semana

Prazo se encerra no fim do mês, mas previsão é que vereadores divulguem o documento em 12 de setembro

Transparência

Preso por fraude a licitação, prefeito de Terenos é secretário-geral da Assomasul

Henrique Budke foi eleito em chapa única em janeiro de 2025

Brasil

Trama do golpe: Moraes nega cerceamento de defesa e rejeita preliminar

Primeira turma retoma julgamento que pode condenar Bolsonaro e mais 7