Um cágado raro foi encontrado morto às margens da , em , durante pesquisa de alunos do ensino médio da Estadual Hércules Maymone. O animal foi morto asfixiado por uma linha de .

Durante a pesquisa, que tem o objetivo de identificar os problemas da região, os alunos descobriram que a ocorre por lá, mesmo sendo proibida, e os pescadores afirmaram deixar os resíduos no local.

Os estudantes percorreram toda a extensão da lagoa e analisaram os fatores que alteram o ecossistema. A ideia é propor estratégias para reverter os problemas encontrados, em curto, médio e longo prazo. Entre os resíduos, eles localizaram bitucas de cigarro e tampas de refrigerante. As pesquisas continuam e os resultados serão apresentados na feira de ciências da escola, que acontecerá em novembro.

O coordenador do , professor Luiz Henrique Ortelhado Valverde, ressalta que esse tipo de metodologia estimula a curiosidade dos estudantes para a complexidade do local. “Além de tornar-se um tema gerador para fazer a interdisciplinaridade com outras pesquisas”, disse.