Pular para o conteúdo
Cotidiano

Dos 16 casos de leishmaniose visceral no Estado, oito são de Campo Grande

Divulgado nesta segunda-feira (8), o boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostrou que em 2019, Mato Grosso do Sul registrou 16 casos de leishmaniose visceral, metade deles em Campo Grande e um óbito em Três Lagoas. Segundo o boletim, até o dia 4 de abril oito cidades registraram os casos e liderando […]
Arquivo -

Divulgado nesta segunda-feira (8), o boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde) mostrou que em 2019, Mato Grosso do Sul registrou 16 casos de visceral, metade deles em Campo Grande e um óbito em Três Lagoas.

Segundo o boletim, até o dia 4 de abril oito cidades registraram os casos e liderando o ranking está a Capital com 8, metade do total. Em seguida vem Coxim com 2 notificações confirmadas. Já  Aparecida do Taboado, , Aquidauana, e Corumbá tiveram apenas 1 registro de leishmaniose.

Em Três Lagoas, houve uma notificação com morte pela doença. No mês de março, um bebê de cerca de um ano de idade foi a primeira vítima por leishmaniose visceral no município, a cerca de 330 km de Campo Grande.

No começo de abril, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) afirmou que médicos da cidade, receberiam uma capacitação para detecção da doença na Atenção Básica, promovida pela Gerência Técnica das Zoonoses, ligada a Superintendência Geral de Vigilância em Saúde da pasta. O objetivo é possibilitar o diagnóstico da doença em estado inicial.

De 2011 ao dia 4 de abril de 2019, Mato Grosso do Sul registrou 1.583 casos de leishmaniose visceral  com 106 óbitos.

Leishmaniose Visceral

A Leishmaniose Visceral é uma doença ainda sem cura e transmitida pela picada de insetos vetores, os flebotomíneos, popularmente chamados de “mosquito palha” ou “cangalhinha”. Eles são pequenos, de cor clara e pousam de asas abertas.

O mosquito se contamina com o sangue de pessoas e de animais doentes, principalmente cães, e transmite o parasita à pessoas e animais sadios. Existem dois tipos de leishmaniose, a visceral e a tegumentar.

Entre os principais sintomas da leishmaniose visceral, considerada mais grave, estão alteração do estado geral, febre, palidez, fraqueza e aumento das vísceras – principalmente do baço, do fígado e da medula óssea. Nos cães também pode haver descamação de pele e crescimento progressivo das unhas.

Para combater os focos do mosquito, é fundamental manter terrenos limpos de resíduos orgânicos, como folhas, frutas e lixo comum – diferentemente do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chikuyngunia, o mosquito-palha não precisa de água parada para se reproduzir.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

ONU: Trump exige libertação de reféns pelo Hamas em Gaza para guerra acabar

Acusado de matar homem em bar é condenado a 6 anos de reclusão em regime fechado

Trump declara apoio à reeleição de Milei

Diretoria de Controle Externo do TCE-MS fez cobrança sobre divulgação de custos públicos (Divulgação)

TCE-MS ainda não foi intimado sobre decisão judicial que suspende concurso

Notícias mais lidas agora

Primo de Beto Pereira, Joaci é réu por fraudes no Detran-MS junto com David, que tenta delatar políticos do PSDB (Montagem: Henrique Arakaki e Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax / detalhe Joaci, Divulgação)

Testemunhas da corrupção no Detran-MS envolvendo primo de Beto Pereira são ouvidas na Justiça

cimi

VÍDEO: Indígenas e policiais entram em conflito em aldeia de Caarapó

Ofensiva contra o PCC desarticula célula de facção em MS e bloqueia mais de R$ 290 milhões

Último dia para inscrições nas seleções das prefeituras de Camapuã e Caracol

Últimas Notícias

Cotidiano

Em combate ao mosquito da dengue, fumacê é reforçado no Bairro Nova Lima nesta terça

Trajeto terá início no cruzamento das ruas Francisco Pereira Coutinho e Venâncio Aires

Brasil

PE: jovem é morta com 60 facada por namorado

Homem confessou o crime em depoimento na delegacia

Publieditorial

Fisioterapia da rede hospitalar Cassems se consolida como referência no MS

Presente em 5 hospitais da rede, o serviço alia equipamentos modernos, tecnologias de ponta e profissionais altamente capacitados realizou 57 mil atendimentos em 2024

Brasil

Conselho de Ética abre processo contra Eduardo Bolsonaro

Há pelo menos quatro processos contra Eduardo em tramitação no Conselho de Ética