O governador de Mato Grosso do Sul, , sancionou a lei que institui o Dia Estadual do Tradutor Intérprete da (Língua Brasileira de Sinais) no Calendário Oficial de do Estado, a ser realizado anualmente dia 30 de setembro. A publicação foi divulgada na manhã desta quarta-feira (18), no Diário Oficial do Eletrônico.

Os intérpretes de língua de sinais surgiram devido a necessidade da comunidade surda de possuir um profissional que auxiliasse no processo de comunicação com as pessoas ouvintes.

O intérprete de Libras é o profissional que domina a língua de sinais e a língua falada do país e que é qualificado para desempenhar a função. Ele deve ter domínio dos processos, dos modelos, das estratégias e técnicas de tradução e interpretação, além de possuir formação específica na área de sua atuação, por exemplo, a área da educação.

Atualmente há leis em vigor que regulamentam a profissão e determinam a formação desse profissional. Uma dessas leis é a Lei nº 12.319 DE 01.09.2010 que regulamenta a profissão de Tradutor e Interprete de Língua Brasileira de Sinais.

De acordo com o (Ministério da Educação), a língua de sinais são utilizadas pelas comunidades surdas. Ela apresenta as propriedades específicas das línguas naturais, sendo, portanto, reconhecidas enquanto línguas pela Lingüística.