Acontece neste sábado (7), a partir das 9 horas, na sede do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) o Dia D, uma ação que faz parte da campanha Dezembro Verde, que visa alertar e conscientizar a população sobre o abandono de animais. Durante o evento, 80 animais estarão disponíveis para adoção, sendo 30 filhotes de cães e a mesma quantidade de gatos e 10 adultos de cada espécie. Além disso, haverá diversas atividades para as crianças e entrega de brindes.

O abandono de animais, seja em lugares fechados, onde não há estrutura suficiente de alimentação e abrigo, ou deixar na rua, é considerado crime, e tem pena de seis meses a um ano de detenção, podendo aumentar de um sexto a um terço em caso de morte do animal.

Mensalmente o CCZ recebe entre 200 e 250 animais, o que não significa que todos são vítimas de abandono, já que animais perdidos também são encaminhados para o centro. Durante todo o mês, o órgão promoverá palestras, blitzes e ações de conscientização, usando materiais informativos – como cartazes e panfletos – além de realizar diversas atividades lúdicas relacionadas ao tema.

Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que existem cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas no Brasil, destes 20 milhões são cachorros e 10 milhões são gatos.