Nesta terça-feira (5) acontece o dia D da Semana de Prevenção ao Câncer de Boca, em , com ações de prevenção e diagnóstico que já estão em realização na , até as 13 horas. Todo o atendimento é gratuito.

No local está instalado um posto de atendimento, em que a população passa por uma triagem com o objetivo de diagnosticar lesões da cavidade bucal. Os casos diagnosticados como lesões com potencial de cancerização serão encaminhados para as unidades especializadas.

Em 2018, foram constatadas 86 lesões suspeitas, durante a triagem na Praça Ary Coelho, sendo necessário o encaminhamento de 21 pacientes para o Centro de Especialidades Odontológicas. “A recomendação é que a população consulte um cirurgião-dentista regularmente. Assim, no caso de alguma lesão agressiva, o profissional poderá tratar a patologia de forma precoce. O Câncer de Boca tem um grande índice de cura se tratado no início. Mas se não tiver o acompanhamento pode levar a morte”, alerta o presidente do CRO-MS, José Wilson Capdeville.

A programação também está presente em Dourados. O atendimento acontece na Clínica Odontológica da Unigran, no Bloco 9.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de boca é o 5º de maior incidência no Brasil entre os homens. Os últimos dados (2017) do Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, apontam que foram registradas 6.296 mortes no Brasil ocasionadas por câncer da cavidade oral e 80 em Mato Grosso do Sul.

Conforme o INCA, para o estado do Mato Grosso do Sul, são estimados 160 casos novos de câncer da cavidade oral em homens e 50 em mulheres, para 2019. Esses valores correspondem a um risco estimado de 11,59 casos novos a cada 100 mil homens e 3,35 casos novos para cada 100 mil mulheres.