A Coordenadoria Estadual de de está em alerta para de rios. De acordo com as informações divulgadas, a alerta é por conta da elevação dos rios no período de maior incidência de chuva, que vai até o mês de fevereiro.

Os rios já estão sendo monitorados pela coordenadoria, já que no final de semana a previsão é de chuva em todo o estado. Uma preocupação é para os municípios de Coxim e Corumbá, onde os rios já ultrapassaram as chamadas cotas de inundação.

Em Corumbá, o Rio Paraguai ultrapassou na região de Porto Esperança a cota de inundação de 5,83 – quando o leito ultrapassa as margens – chegando aos 6,65 metros. “Entramos em contato com a coordenadoria municipal e não foram registradas ocorrências de inundação, mas estamos de prontidão caso seja necessário o suporte do Governo do Estado”, explicou o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarinelli.

Em Coxim, o rio Taquari chegou hoje aos 4,17 metros e apesar de não apresentar risco também já ultrapassou a cota de alerta que é de 4,02 metros.

Em todo o Estado, há 13 pontos de monitoramento. “Em Aquidauana nos últimos dias, o rio chegou a subir dois metros em apenas 24h o que reforça a necessidade de monitoramento constante para garantirmos a segurança da população”, enfatizou Catarinelli. *Com informações da Defesa Civil.