Começa neste fim se semana o maior evento científico da América Latina, o (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) acontece na entre os dias 21 e 27 de julho. Além várias atividades abertas ao público de todas as idades e sem a necessidade de inscrição, o evento traz minicursos que vão desde cosmologia a oficina de cerâmica.

Com o tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento”, o objetivo é difundir os avanços da ciência e promover o debate sobre políticas públicas de Ciência e Tecnologia (C&T).

Mais de 250 atividades estão na programação, incluindo conferências, palestras, rodas de conversa, encontros, oficinas e minicursos de todas as áreas do conhecimento. A programação completa das atividades, datas e horários, podem ser acessadas clicando aqui.

Como por exemplo, o minicurso sobre conhecimento básico de física e cosmologia, além da oficina de cerâmica que contará a história indígena de Mato Grosso do Sul. A lista de minicursos podem ser acessadas clicando aqui e o preço é de R$ 20 para associados da SBPC e R$ 40 para não associados.

Palestrantes e conferencistas

Entre os conferencistas estão o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) Marcos Pontes; o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Anderson Ribeiro Correia; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) João Luiz Filgueiras de Azevedo; e o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) Reinaldo Centoducatte, além de pesquisadores de instituições de educação, ciência e tecnologia de todo o Brasil.

Para a SBPC Jovem estão programadas exposições interativas, mostras de acervos de museus locais e nacionais e de atividades científicas, e, ainda, apresentações de pesquisas e projetos de extensão realizados por jovens cientistas. A SBPC contará também com a ExpoT&C, uma mostra de ciência e tecnologia que reúne centenas de expositores entre eles universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

A sessão de pôsteres tradicional da SBPC trará apresentações de trabalhos científicos e tecnológicos, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem e a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), que congrega alunos indicados e vencedores de mostras e prêmios científicos nacionais.

Nesta edição de 2019 o MCTIC irá realizar na UFMS a Avenida da Ciência, um espaço onde estarão expostas de maneira acessível toda a produção científica de instituições vinculadas ao Ministério, como a Agência Espacial Brasileira, os centros de Pesquisas Físicas, de Tecnologia Mineral e de Tecnologia Eletrônica Avançada, entre outros.

Na SBPC Cultural haverá apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas artísticos e culturais e, encerrando o evento, será realizada mais uma edição do Dia da Família na Ciência, dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.