Dez novos conselheiros tutelares foram empossados na manhã desta terça-feira (19) em ato na Esplanada para ajudar no suporte das crianças e os adolescentes de Campo Grande que vivem rodeadas de insegurança. Eles irão atuar no 4º e 5º conselho tutelar que funcionará. A posse acontece depois de três anos de luta dos conselheiros e que viveu um clima de indecisão por parte da administração municipal.

O 4° conselho tutelar deve funcionar no bairro da Vila Nasser e o 5º, ainda sem local definido, deve ser alocado na região sul de Campo Grande. Os outros três conselhos ficam no bairro Aero Rancho, próximo ao Hospital Regional, um no bairro Monte Castelo e o outro na região central no Monte Líbano. A criação do conselho é correlacionada ao número de habitantes, já que a cada 100 mil habitantes é preciso ter um novo conselho tutelar.

Adriano Vargas, 31 anos e conselheiro tutelar, acredita que essa posse dos novos conselheiros ajuda a avançar a cidade e ser reconhecida nacionalmente neste cenário de trabalho. “Traz um avanço para cidade, na defesa da criança e do adolescente”.

Conselheiros tutelares tomam posse para melhorar na ajuda a crianças e adolescentes
Novos conselheiros tutelares tomaram posse nesta terça. (Foto: Marcos Ermínio)

Atualmente trabalham cerca de 15 pessoas na área, mas com o acréscimo de dez novos conselheiros, o número de atuantes sobe para 25 conselheiros tutelares na Capital e que ficarão subdivididos em áreas da cidade e com cinco pessoas em cada conselho.

A presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Marta Macedo espera que a adição destes conselheiros ajuda a melhorar a situação dos que vivem sozinhos e crê em trabalho unido. “Encorajo vocês conselheiros a cuidar das nossas crianças das drogas, violências. Fica nosso apelo ao poder público e a sociedade para que possamos fazer um excelente trabalho com as nossas crianças”.

A juíza da Vara da Juventude, Katy Braun do Prado mostra satisfação ao comentar a chegada e relembra da luta para que fosse criado os conselhos. “Faz três anos que nós aguardávamos esse conselho e finalmente um processo seletivo foi instaurado e a nossa alegria agora é contar com os dois novos conselhos tutelares”.

Conselheiros tutelares tomam posse para melhorar na ajuda a crianças e adolescentes
O prefeito Marquinhos Trad também esteve no ato. (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito Marquinhos Trad, que esteve presente no ato, aponta que as pessoas não conseguem ter a noção do descaso que vivem as crianças da periferia e que com os novos conselheiros tutelares, isso possa ajudar as famílias.

“Estamos fazendo tudo o que é possível para nossa cidade ser lembrada a nível nacional. Graças a Deus estamos colocando à disposição das crianças e dos adolescentes, dez novos conselheiros tutelares na nossa cidade”, pontua. “Os que vivem no centro não tem noção exata do abandono, dos maus tratos e da ausência de um cuidado das crianças e dos adolescentes da periferia da nossa cidade”, acrescentou o prefeito.

Solicitação

Segundo a juíza Katy Braun, devido ao número da população em Campo Grande aumentar consideravelmente, foi feito um novo pedido ao MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) para a criação de outros três conselhos tutelares.

Uma audiência de conciliação deve ser marcada nos próximos meses para a apresentação de projeto, captação de recursos e discussão da implementação do conselho.