Pular para o conteúdo
Cotidiano

Concurso da Polícia Civil deve ser retomado após decisão do TJMS

Depois de um ano suspenso por conta de um suposto vazamento na etapa de digitação, o concurso para cargos de investigador e escrivão da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, deverá ser retomado após decisão do desembargador Nélio Stábile, do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). O próximo passo agora é […]
Arquivo -

Depois de um ano suspenso por conta de um suposto vazamento na etapa de digitação, o concurso para cargos de investigador e escrivão da Polícia Civil de , deverá ser retomado após decisão do desembargador Nélio Stábile, do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). O próximo passo agora é a convocação para o curso de formação.

A prova de digitação correspondeu à sexta fase do concurso da Polícia Civil e foi aplicada entre os dias 8 e 9 de setembro de 2018. Os candidatos foram divididos em grupos, que se sucediam a cada meia hora, mas o texto era o mesmo para os dois dias de prova.

“Vale ressaltar que não foi a prova que supostamente “vazou”, antes o texto que uma pessoa digitou, até porque a prova de digitação refere-se ao conhecimento do candidato nas técnicas de digitação, sua habilidade em digitar, simplesmente. Não se tratava de avaliação de conteúdo ou conhecimento”, diz trecho do acórdão.

Candidatos que se sentiram prejudicados com a suspensão entraram com recurso para que o resultado do concurso se mantivesse, enquanto outros candidatos reclamaram. Os recursos foram julgados na última terça-feira (19).

“Ante o exposto, rejeito a preliminar arguida e, no mérito, dou provimento ao reexame necessário e ao recurso de apelação, para o fim de reconhecer a validade da prova de digitação e do respectivo resultado, determinando o prosseguimento do concurso público”, apontou a decisão.

De acordo com o advogado Ary Brites, que representa 124 dos mais de 500 aprovados na fase, o sentimento é de justiça sendo feita. Para ele, a decisão representa uma vitória da meritocracia e da legalidade sobre “a injustiça que sofreram”.

“Estão há mais de um ano com suas vidas travadas pela indefinição em um concurso que nada mais fizeram do que cumprir com todas as normas e ser aprovados, concurso este suspenso haja vista uma série de inverdades ditas na tentativa de sobrepor vontades particulares sobre o direito coletivo. Agora que não há mais empecilho judicial, os candidatos esperam que todos os aprovados sejam convocados o quanto antes”, disse o advogado.

Suspensão

Em outubro do ano passado, o juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de , decidiu pela suspensão do concurso para os cargos de agente e escrivão de Polícia Civil de Mato Grosso do Sul até que se avaliasse se a etapa da prova de digitação foi válida ou se deveria ser anulada.

O Ministério Público considerou que o conteúdo do texto para avaliação foi idêntico para todos os grupos de candidatos e defende que o vazamento prejudicou a igualdade entre os concorrentes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista cai na pista em acidente entre motos e morre atropelado por carreta

Homem é preso por agredir cunhada durante bebedeira

Anac autoriza pela 1ª vez empresa a operar voo de balão

loteria

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio

Notícias mais lidas agora

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

Juíza condena sete por caso de roubo de propina flagrada na Vostok

tereza rueda

União Progressista anuncia saída da base de Lula em coletiva com Rueda e Tereza Cristina

Empresário transfere R$ 1 milhão para Pix errado em MS

Últimas Notícias

Brasil

Senado aprova projeto do devedor contumaz após operação da PF contra crime organizado

O texto vai à Câmara dos Deputados

Cotidiano

VÍDEO: Jaguatirica acuada em depósito mobiliza operação para resgate

Foi utilizado rede de captura e gaiola de transporte específica

Polícia

Por ciúmes, mulher ficou em estado gravíssimo ao ser atacada a golpes de tesoura

Conforme informações, o caso teria ocorrido por ciúmes

Brasil

Câmara aprova regras para conservação e uso sustentável do Pantanal

De autoria do Senado, o Projeto de Lei 5482/20 será enviado à sanção presidencial