Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cheia nos rios Apa e Miranda preocupam e 29 famílias já foram retiradas de locais de risco

Com as chuvas que atingem Mato Grosso do Sul nesta última semana, a cheia dos rios Apa e Miranda preocupam as autoridades e mobilizam a Defesa Civil para a retirada de populações ribeirinhas. Nas cidades de Bela Vista e Bonito, 29 famílias já tiveram que sair de suas casas e o número tende a aumentar […]
Arquivo -
(Foto: Defesa Civil de Bela Vista)
(Foto: Defesa Civil de Bela Vista)

Com as chuvas que atingem Mato Grosso do Sul nesta última semana, a cheia dos rios Apa e Miranda preocupam as autoridades e mobilizam a Defesa Civil para a retirada de populações ribeirinhas. Nas cidades de e Bonito, 29 famílias já tiveram que sair de suas casas e o número tende a aumentar caso as chuvas continuem. As tempestades também causam danos em estradas e prejuízos econômicos.

Em Bela Vista, a 324 km da Capital, o nível do não para de subir e já são 25 famílias desalojadas. O coordenador municipal de Defesa Civil, Oraldino Centurião, conta que choveu na cabeceira do rio e como a água leva de 12 a 20 horas para chegar à cidade, o nível do rio subiu ainda mais nesta quinta-feira (21). “O rio subiu e estamos prestando atendimento às famílias. No momento está um dia ensolarado, estamos torcendo para que não chova, assim pode baixar o nível do rio”, diz.

Segundo Centurião, foram registrados estragos nas estradas rurais, mas não há informação sobre queda de pontes. Com os estragos causados pela chuva e o número de famílias desabrigadas, a prefeitura planeja decretar situação de emergência.

Já na cidade de Bonito, a 300 km da Capital, a chuva também desabrigou famílias e chegou a interditar passeios turísticos. De acordo com o coordenador de Defesa Civil e secretário de Meio Ambiente, Edmundo Dineli Costa Júnior, o atingiu a cota de inundação, que é de 6 metros, acendendo o alerta vermelho para a região. Segundo ele, são 17 famílias localizadas em uma área crítica, no distrito Águas do Miranda. Até então quatro famílias já foram desalojadas e outras devem ser retiradas da área de risco nesta quinta-feira (21).

“A gente continua monitorando, a Secretaria de Assistência Social foi acionada e estamos monitorando a vazão do rio. Hoje temos sol em meio a nuvens, mas estamos em estado de atenção”, conta. Ainda não há informações sobre danos em pontes, mas estragos em estradas rurais preocupam a prefeitura por conta da escoação da colheita de soja e do transporte escolar.

Quanto às atrações turísticas, os atrativos às margens do rio Miranda, Mimoso e rio do Peixe foram interditados. “Fizemos isso para preservar a segurança do turista e a qualidade do passeio. Outras atrações como o Rio da Prata e o Aquário Natural, por exemplo, funcionam normalmente”, explica o Secretário de Turismo, Augusto Mariano. Apesar dos problemas, a ainda não pretende decretar situação de emergência.

Cidades em situação de emergência

Enquanto Bonito e Miranda enfrentam problemas com a chuva e a cheia dos rios, algumas cidades já decretaram situação de emergência no último mês. Nesta quinta-feira (21), o município de Caracol, a 384 km de , publicou o decreto devido às chuvas intensas que atingem a cidade há pelo menos uma semana. O excesso de chuva provocou enxurradas e alagamentos em rios e córregos da cidade, com destruição de estradas, pontes e tubulações, alagamentos de casas, causando danos e prejuízos públicos e privados.

A cidade de Itaporã, a 228 km da Capital, também sofreu com a chuva. A tempestade somou 160 milímetro em poucas horas. Casas ficaram alagadas e ruas intransitáveis, animais foram arrastados pela correnteza, além de vários pontos do município em estado de atenção. “Estamos aguardando a homologação do decreto, mas já tivemos uma conversa com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que se prontificou em nos auxiliar. Também estamos tomando providências dentro do possível, com a assistência social voltada às famílias afetadas”, afirmou o prefeito Marcos Pacco (PSDB).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Empresa paraguaia lança projeto para reunir fornecedores entre pequenos negócios de MS

enquete bbb joao gabriel vitoria diego

Tchau, berimbau? Paredão tem Diego, João Gabriel e Vitória, vote em quem você elimina do BBB 25

Empregos

Com 8,9 mil contratos assinados, empréstimos do Crédito do Trabalhador já somam R$ 60,2 milhões em MS

vander loubet lula

Após apoio de Riedel à anistia, Vander diz que futuro do PT no governo de MS deve ser discutido

Notícias mais lidas agora

Caminhoneiro denuncia sumiço de alterações em registro e aciona Detran-MS na Justiça

Santa Casa de Campo Grande deve R$ 250 milhões aos bancos

Servidoras do CAPs do Aero Rancho são alvo de operação

Idoso morre no hospital dias após bater bicicleta em moto em Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Motta: se tivessem feito dever de casa fiscal, talvez preço de alimento estaria mais controlado

Deputado Federal defende corte de gastos

Cotidiano

Radares voltam à BR-163, após quase um ano com acidentes e mortes na via

Equipamentos ainda não estão em funcionamento, mas presença já ajuda na segurança de moradores

Cotidiano

Fumacê amplia o combate à dengue em seis bairros de Campo Grande

Para garantir a eficácia do fumacê, é necessário manter as portas e janelas abertas

Cotidiano

Fique atento: Ruas de acesso ao Parque dos Poderes passam a ser mão única

Mudanças forma feitas em ruas do Bairro Cidade Jardim