Neste sábado (12) é celebrado pelos católicos o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como a Padroeira do Brasil. O dia foi oficialmente instituído a partir do decreto de Lei nº 6.802, de 30 de junho de 1980. Em comemoração à data, diversas igrejas pelo país realizam ações diferenciadas para celebrar a origem da santa.

Para o Padre Reginaldo Padilha, reitor do Santuário Perpétuo Socorro, a padroeira do Brasil comunica o amor de Deus através de Jesus, o filho amado, que caminha com seu povo. “Nesse dia, milhares de devotos participam desta espiritualidade nas diversas igrejas e comunidades espalhadas por todo o território brasileiro. Diante das dificuldades recorrem a ela, pelo conforto e cura dos males da alma. Procuram na pequena imagem encontrar-se com copiosa redenção do amor de Deus”, diz.

Ainda de acordo com o Padre, a santa também representa a Virgem Maria, sob o título de Aparecida, onde comunica a presença de Deus no meio do povo e sua manifestação nas pequenas coisas do dia a dia.

Celebração de séculos

Segundo a história, no ano de 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul, com o objetivo de pegar peixes grandes para um especial para o Conde de Assumar. Depois de muito tentar e nada conseguir, prestes a desistirem, um pescador avistou a imagem de Nossa Senhora da Conceição, ele apanhou primeiro o corpo e depois a cabeça e enrolou-a em um manto. Em seguida, as suas redes que até então estavam vazias, abundavam em peixes.

Cerca de dezessete anos depois do achado, foi construída a primeira capela que rapidamente se tornou um ponto de peregrinação para os viajantes. Em 1868, a princesa Isabel ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem.

Em 16 de julho de 1930, a santa foi proclamada Rainha do Brasil e Padroeira Oficial, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país.

Programação especial

Algumas igrejas de terão uma programação diferenciada neste feriado. Confira e programe-se:

Dando início as festividades, a Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, situada na Av. Tamandaré, nº612, realiza às 7 horas uma procissão com a imagem da padroeira, em seguida às 8h30 terá missa solene e às 11 horas outra missa onde logo após será servido um almoço com apresentação do grupo musical Sampri.

A Paróquia Divino Espírito Santo, no bairro Aero Rancho, realiza, a partir das 7 horas, a 29ª romaria de a sair da paróquia, passando pela São Martinho de Lima e finalizando na Casa de Formação São Vicente Pallotti que fica na rua Júlio Verne, nº1. Em seguida, às 9h30, haverá missa.

A Igreja Matriz Paróquia Nossa Senhora Aparecida das também tem programação diferenciada para o dia 12. Às 8 horas haverá carreata com a imagem da Santa e a Cruz de Jesus que sairá da Matriz e passará por todas as comunidades da paroquia e se encerrará de volta à Matriz para a bênção das rosas. Às 17 horas haverá outra bênção com louvores e as 18h30 uma procissão que sairá da Cominidade Nossa Senhora das Graças e vai até a igreja matriz encerrando com uma missa.

Uma outra carreata irá acontecer saindo da Comunidade Santa Isabel da Ungria que fica no bairro Arnaldo Estevão de Figueiredo e segue até a Lagoa Itatiaia onde será realizada uma missa a céu aberto pela Paróquia Senhor Bom Jesus.