Pular para o conteúdo
Cotidiano

Banca reprova estudante que atingiu nota para Medicina na UFMS; entenda o sistema de cotas

A estudante Isabele Colaço Melgarejo, de 20 anos, sempre sonhou em ser médica. Após concluir o ensino médio e passar meses estudando para o vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) o esperado momento chegou. Ela prestou a prova, entrou no processo como cotista e atingiu a pontuação necessária para ingressar na […]
Arquivo -

A estudante Isabele Colaço Melgarejo, de 20 anos, sempre sonhou em ser médica. Após concluir o ensino médio e passar meses estudando para o vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) o esperado momento chegou.

Ela prestou a prova, entrou no processo como cotista e atingiu a pontuação necessária para ingressar na universidade. O sonho de Isabele acabou se tornando um pesadelo quando participou da banca de veracidade da autodeclaração de candidatos pretos ou pardos. A universidade concluiu que a candidata não apresentava os requisitos necessários para assumir uma vaga como cotista.

Banca reprova estudante que atingiu nota para Medicina na UFMS; entenda o sistema de cotas
“Meu nariz não é largo, mas minha pele é escura”, relata estudante (Foto: Arquivo Pessoal)

“Achei injusto, primeiro porque não tem como me classificar como branca ou negra, pois sou parda. Neste ano, a banca levou em consideração apenas aspectos negros, por exemplo, seus lábios têm de ser grossos, o nariz largo, o cabelo crespo e a pele escura. Eles desconsideram nossas origens, minha avó era indígena, então meu cabelo é liso. A questão do pardo deveria ser melhor definida por eles”, relatou.

Conforme a UFMS, realmente o parecer é emitido com base exclusivamente nas características físicas. Não há entrevista ou análise documental dos antecedentes familiares. A universidade ofereceu em 2019, 3,6 mil vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) desse total, 1,7 mil são para ampla concorrência e 1,8 mil são para cotas.

As cotas são divididas da seguinte maneira:

Banca reprova estudante que atingiu nota para Medicina na UFMS; entenda o sistema de cotas

Isabele não concorda com a decisão da banca e está frustrada. “Não tem como explicar, você batalha tanto por uma coisa e tem seu direito negado. Em que país as pessoas precisam se humilhar para entrar em uma universidade? Vou jogar minha nota no lixo, pois não tenho mais condições de arcar com as despesas de um cursinho, além do emocional abalado. Você fica atrasado em relação aos seus amigos. Acho que aqui na UFMS, as pessoas que entram como cotistas são escolhidas” lamenta.

Outro caso

Situação parecida aconteceu com a estudante Isabela de Souza Silva, de 22 anos, que também disputou uma vaga como cotista para o curso de Odontologia. Ela atingiu a pontuação necessária e foi reprovada na banca de avaliação.

Isabela conta que, em 2017, conseguiu entrar como cotista na UFMS, para o curso de Ciências Sociais, ou seja, de acordo com a estudante, ela já foi aprovada pela banca da mesma instituição que a reprovou dois anos depois.

“Eu me senti como se tivessem tirado o meu sonho sabe? Quando você coloca todas as suas expectativas em algo e de repente isso já não é mais seu. O mundo desaba, o chão também, enfim, é uma sensação muito ruim e não desejo isso para ninguém. Comecei até a me questionar, realmente sou branca? Vou começar a pensar que não sou parda, não sei o que sou, não tenho mais um lugar para mim”, lamenta.

Banca reprova estudante que atingiu nota para Medicina na UFMS; entenda o sistema de cotas
“Se não sou parda, sou o que?” questiona estudante (Foto: Arquivo Pessoal)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Fornecimento de energia em Portugal pela elétrica EDP é totalmente restabelecido após apagão

Rodeio tem retorno garantido na 59ª Expoagro de Dourados

Médica autora de best seller sobre vida e morte faz palestra em prol do Hospital São Julião

Justiça marca audiência de ex-diretor da Agepen acusado de desvio milionário em fraude de contratos

Notícias mais lidas agora

Justiça nega pedido de despachante e mantém juíza em ação por fraude no Detran-MS

união brasil

União Brasil e Progressistas oficializam federação nesta terça-feira

Sargento que matou encanador a tiros se apresenta à polícia e é liberado em Campo Grande

Comissão de Agricultura da Câmara confirma participação na EXPOAGRO 2025 em Dourados

Últimas Notícias

Cotidiano

Gino Ferreira apresenta a 59ª Expoagro na Câmara de Vereadores de Dourados

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira, utilizará a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (28) para divulgar a programação da 59ª Expoagro, que ocorrerá de 9 a 18 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

Famosos

Após término, Wanessa Camargo choca ao revelar se reataria com Dado Dolabella

Após dois meses do término, Wanessa Camargo deixa os fãs chocados ao falar sobre possível reconciliação com Dado Dolabella

Cotidiano

‘O mais difícil é não conseguir se comunicar com os familiares, diz campo-grandense sobre apagão em Portugal

Bianca vivenciou as horas de dificuldades na região do Porto sem energia elétrica e internet

Sem Categoria

Recurso no STJ pode anular multas de R$ 450 mil por ônibus lotados na pandemia

Após TJMS manter pagamento, município recorreu para reverter decisão