A uma semana do fim do prazo para adesão ao PDV (Programa de Demissão Voluntária), que se encerra dia 15 de julho, o secretário estadual de Administração, , afirma que a baixa adesão ao programa já era esperada e que, caso seja necessário, pode haver prorrogação ou até mesmo ser reaberto posteriormente.

“A expectativa nossa era que não seria tão alta a adesão tendo em vista a situação que nós enfrentamos na economia do país, não diferentemente aqui no Estado, a questão do desemprego. A economia com pouco crescimento, há um alto número de desempregados. Hoje o serviço público, de certa forma, é uma posição confortável para aqueles que tem estabilidade”, disse Hashioka ao Jornal Midiamax, nesta segunda-feira (8).

O último levantamento divulgado pela Secretaria de Administração e Desburocratização, apontavam que 492 servidores manifestaram interesse no PDV, porém, esse número não correspondeu aos trabalhadores que deram prosseguimento ao pedido. Até então foram 44 pedidos de adesão de funcionários concursados.

Um novo levantamento deve ser divulgado até o fim desta segunda.

A formalização do pedido só é considerada com o protocolo feito na SAD. O servidor pode baixar o requerimento, fazer o cálculo do incentivo financeiro, mas não prosseguir com o pedido, segundo a secretaria.

Ao fim do prazo, segundo Hashioka, será feito uma análise dos números, e se houver necessidade, é possível que seja prorrogado, mas ainda não há nada definido. O secretário também lembra que a lei que rege o Programa de Demissão Voluntária prevê que este possa ser retomado no futuro.