Pular para o conteúdo
Cotidiano

Autoridades se reúnem para discutir segurança nas escolas do Estado

Com o objetivo de prevenir ações de violência, brigas e até fatalidades nas escolas, representantes da educação e segurança do Estado se reúnem, no Plenarinho Nelito Câmara, na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (23). Promovido pelo deputado estadual Coronel Davi (PSL), a proposto é a criação do Plano Estratégico de Segurança nas Escolas, além do diálogo […]
Arquivo -

Com o objetivo de prevenir ações de violência, brigas e até fatalidades nas escolas, representantes da educação e segurança do Estado se reúnem, no Plenarinho Nelito Câmara, na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (23). Promovido pelo deputado estadual Coronel Davi (PSL), a proposto é a criação do Plano Estratégico de Segurança nas Escolas, além do diálogo de conscientização entre professores, alunos e funcionários.

No Mato Grosso do Sul já é realizado um trabalho de segurança, mas o deputado avalia que a atual situação exige maior esforço e ampliação da estrutura existente. “Estamos fazendo essa reunião com pessoas e instituições envolvidas na educação para verificar as ações que estando sendo feitas no Estado. Também, através da Assembleia Legislativa, podemos contribuir para que o MS não tenha situações bárbaras como vimos em e no Rio de Janeiro”, afirma Coronel Davi, fazendo menção ao atendo em Suzano deste ano e Realengo em 2011.

O projeto “Escola Segura, Família Forte”, realizado pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) já atende as escolas de . Só nos dias letivos do mês de março, foram 603 ocorrências registradas nas unidades de educação. Dessas ocorrências, estão conflitos, abordagem à suspeitos, ameaças, porte de arma branca, posse e tráfico de drogas.

São 60 escolas atendidas pelo projeto piloto, delas, 29 são municipais e 31 estaduais. “Tivemos alguns incidentes de ameaças, que foram potencializados por causa do atentado em Suzano. É natural estarmos nos antecipando e monitorando as atividades nas escolas”, explicou o secretário titular da Sejusp, Antônio Carlos Videira.

Autoridades se reúnem para discutir segurança nas escolas do Estado
Secretário Antonio Videira fala sobre o projeto “Escola Segura, Família Forte”. (Foto: Cleber Rabelo)

Com relação a prevenção aos casos de violência, a SED (Secretaria de Estado de Educação), atua em forma de redes, com prioridade na educação, assistência e justiça. “Nós temos o entendimento de que dentro das escolas tem que acontecer um trabalho preventivo, que aconteça a promoção de vida. Dentro desta perspectiva, já estamos fazendo um trabalho contínuo de protocolos e encaminhamentos”, detalhou Paola Nogueira Lopes, responsável pela Coordenadoria de Psicologia educacional da SED.

A reunião segue durante a tarde e pretende chegar a uma conclusão de quais medidas serão tomadas para o Plano Estratégico de Segurança nas Escolas. Só no Estado, são 20 policiais militares capacitados para esse atendimento, além de seis veículos exclusivos para o patrulhamento escolas na Capital.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Diretoria de Controle Externo do TCE-MS fez cobrança sobre divulgação de custos públicos (Divulgação)

TCE-MS ainda não foi intimado sobre decisão judicial que suspende concurso

Último dia para inscrições nas seleções das prefeituras de Camapuã e Caracol

Relator da PEC da Blindagem no Senado diz que proposta tem ‘problema de constitucionalidade’

Caso D4vd: polícia acha vídeo do cantor com adolescente encontrada morta em carro

Notícias mais lidas agora

Primo de Beto Pereira, Joaci é réu por fraudes no Detran-MS junto com David, que tenta delatar políticos do PSDB (Montagem: Henrique Arakaki e Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax / detalhe Joaci, Divulgação)

Testemunhas da corrupção no Detran-MS envolvendo primo de Beto Pereira são ouvidas na Justiça

cimi

VÍDEO: Indígenas e policiais entram em conflito em aldeia de Caarapó

Ofensiva contra o PCC desarticula célula de facção em MS e bloqueia mais de R$ 290 milhões

muque antonio fagundes

‘Tá pago’: Antônio Fagundes exibe muque aos 76 anos e arranca suspiros na web

Últimas Notícias

Brasil

Conselho de Ética abre processo contra Eduardo Bolsonaro

Há pelo menos quatro processos contra Eduardo em tramitação no Conselho de Ética

Mundo

ONU: Trump exige libertação de reféns pelo Hamas em Gaza para guerra acabar

O norte-americano ainda reforçou as ameaças de tarifas contra a Rússia

Polícia

Acusado de matar homem em bar é condenado a 6 anos de reclusão em regime fechado

Vítima estava jogando sinuca em um bar quando Thiago chegou ao local e o esfaqueou

Mundo

Trump declara apoio à reeleição de Milei

Mandato de Milei segue até 2027