As redes sociais amanheceram repletas de postagens de animais recolhidos por voluntários na manhã desta quarta-feira (25). Os animais, principalmente cães, fugiram de suas casas em razão da aflição causada pelo barulho dos fogos de artifício, disparados na véspera de Natal.

Após noite de fogos barulhentos, protetores começam 'maratona' em busca de tutores de cães perdidos
Animal que foi resgatado na madrugada desta quarta-feira (25) no Jardim Leblon foi encontrado atordoado com o som dos fogos. Donos ainda não foram localizados | Foto: Reprodução | Facebook

Nos grupos destinados à adoção, os relatos são de cães resgatados em várias partes de – na maioria deles, os animais estavam desesperados com a barulheira e, em alguns casos, correndo em meio ao trânsito de veículos. Nesta época, também aumenta o número de animais atropelados que, assustados com o barulho, atravessam vias movimentadas.

Fogos de artifícios já são um tema polêmico em Campo Grande, e vêm à tona sempre quando as festas de final de ano se aproximam. Isso porque a audição dos cães é apurada e o barulho decorrente da queima os atinge. E não só cães. gatos e até mesmo aves são afetadas com o forte ruido das explosões.

Em função disso, vigora em Campo Grande uma legislação que proíbe fogos de artifício com efeitos sonoros e visuais em eventos e inaugurações do Poder Público Municipal. O decreto considera que o barulho acima de 150 decibéis – o caso dos fogos de artifício tradicionais – prejudica à audição sensorial não só de animais, mas de crianças, idosos, pessoas com transtornos mentais, síndrome de down, autistas e com deficiência auditiva, inclusive as que utilizam aparelhos.

O problema é que, neste ano, um projeto de lei tramitou na Câmara dos Vereadores com o fim de proibir fogos de artifício barulhentos em todos os tipos de eventos na cidade. A proposta foi aprovada em primeira votação, mas vetada pelo prefeito (PSD), sob a justificativa de que a lei seria inconstitucional.

“Enquanto muitas cidades brasileiras já proibiram fogos com barulhos, Campo Grande ainda sofre com isso.
O prefeito havia se comprometido com a gente, em uma reunião do Combea (Conselho Municipal de Bem-estar Animal), depois de uma bela explanação do Instituto Mamede sobre os malefícios dos fogos, mas o projeto foi vetado após aprovação.Campo Grande precisa evoluir”, considera a protetora Greice Maciel.

O autor do projeto, o vereador (PSB), destacou que acredita que o projeto volte a tramitar futuramente, e que até lá a cidade tenha mais maturidade para entender a importância de fogos silenciosos.

“É um grande problema, que atinge animais e também seres humanos, já que idosos, crianças, pessoas com deficiência ou com alguns transtornos mentais também sofrem, porque têm a saúde fortemente atingida pelos barulhos estarrecedores. Mas creio que num futuro próximo essa questão vai voltar a ser voltada e, com mais maturidade, a população cobre a sanção”, considerou.

Acalmando seu pet

Após noite de fogos barulhentos, protetores começam 'maratona' em busca de tutores de cães perdidos
Protetores fazem apelo para que rojões barulhentos não sejam utilizados em festas | Foto: Reprodução | Internet

Existem muitas alternativas que podem amenizar os efeitos nocivos de explosivos em datas comemorativas, desde acompanhar o animal a fazer tratamentos homeopáticos com antecedência.

Nas redes, tutores ensinam como fazer a faixa de compressão que – afirmam – ajuda a acalmar os animais (Reprodução | Pinterest)

“A homeopatia aumenta a tolerância e a sensação de segurança dos animais frente ao medo por barulhos intensos. O ideal é iniciar o tratamento antes das festas visando o preparo daqueles animais que já apresentaram histórico de estresse devido os fogos”, esclarece a médica veterinária e diretora da Sigo Homeopatia Veterinária Mônica Souza.

Segundo ela, caso ocorra algum tipo de ferimento devido o desespero do animal (alguns se machucam ao se jogarem em portas de vidros ou escalar muros e grades), deve-se entrar com um tratamento para traumas, também homeopático.

A faixa compressora também é uma dica que em meio ao caos pode funcionar, apensar de não haver relatos científicos que comprovem a eficácia (confira a imagem abaixo).

Outras medidas

  • Após noite de fogos barulhentos, protetores começam 'maratona' em busca de tutores de cães perdidosManter seu pet em um local seguro e sem acesso à rua, evitando assim que fuja assustado.
  • Colocar coleiras com plaquinha de identificação. Caso ele fuja, pode ser encontrado mais facilmente.
    Oferecer atenção e carinho para mantê-lo calmo.
  • Evite deixar o animal sozinho durante a queima de fogos e sempre consulte o veterinário para que este profissional esclareça e oriente sobre outras medidas para tornar o período menos traumático.
  • Enrole um chumaço do algodão de um tamanho considerável e coloque dentro do ouvido do pet. Cuidado para não enfiar muito fundo e machucá-lo. Ponha numa profundidade que o algodão fique firme e não caia.
  • Mantenha as janelas e cortinas fechadas para que abafe um pouco dos sons dos fogos de artifício. Assim que passar o barulho pode abrir novamente.
  • Se houver mais de um cachorro na casa é bom separá-los. Situações de estresse favorecem brigas e eventuais ferimentos.
  • Jamais deixe-o amarrado. Na hora do medo pode se enforcar tentando se soltar.

 Cadê meu dono?

O Jornal Midiamax fez uma busca de publicações em redes sociais de cães que foram encontrados. Confira-os abaixo e caso reconheça o animal, entre em contato por meio do telefone informado. Confira:

https://www.facebook.com/groups/211731535587245/permalink/2656053034488404/

https://www.facebook.com/groups/1565129063752652/permalink/2415004602098423/

https://www.facebook.com/groups/211731535587245/permalink/2656162197810821/

https://www.facebook.com/groups/1565129063752652/permalink/2414712972127586/

https://www.facebook.com/groups/1565129063752652/permalink/2415081692090714/