Pular para o conteúdo
Cotidiano

Ministro visita cidade de MS ameaçada por rompimento de contenção no rio Paraguai

Porto Murtinho aguarda às 14h desta quarta-feira (30) a visita do ministro de carreira diplomática João Carlos Parkinson de Castro, das Relações Exteriores, que deverá apresentar ao poder público municipal um prognóstico do desenvolvimento local após a implantação da Rota Bioceânica, que passará pela cidade. A visita de Parkinson ocorre logo após o desmoronamento de […]
Arquivo -
Foto: Porto Murtinho Notícias | Reprodução
Foto: Porto Murtinho Notícias | Reprodução

aguarda às 14h desta quarta-feira (30) a visita do ministro de carreira diplomática João Carlos Parkinson de Castro, das Relações Exteriores, que deverá apresentar ao poder público municipal um prognóstico do desenvolvimento local após a implantação da Rota Bioceânica, que passará pela cidade.

A visita de Parkinson ocorre logo após o desmoronamento de um trecho do aterro de contenção das margens do Rio , cujas placas de concreto desabaram após a diminuição do nível do rio. A visita do ministro, porém, não tem relação direta com o ocorrido.

Ministro visita cidade de MS ameaçada por rompimento de contenção no rio Paraguai
Área que desmoronou na segunda (28) recebeu visita da Estadual e de técnicos da | Foto: Porto Murtinho Notícias | Reprodução

Nesta manhã, a propósito, a Defesa Civil de Porto Murtinho recebeu a equipe da Coordenadoria de Defesa Civil Estadual e da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), para serviço de vistoria da parte afetada nas paredes de contenção. A partir disso, a equipe deve determinar quais são as medidas cabíveis.

Mesmo assim, a Prefeitura deve decretar já na próxima quinta-feira (30) a situação de emergência. Isso porque, segundo o poder público municipal, Porto Murtinho não dispõe nem de recursos e nem de maquinário para reparar os estragos.

Segundo a Defesa Civil do município, o desmoronamento ocorreu porque o nível do Rio baixou significativamente, o que diminuiu a pressão da água nas placas de contenção que, portanto, cederam – o que também seria reflexo de uma obra mal executada.

“Não temos condições de agir por conta própria. Essas paredes de contenção são uma obra estadual e o dique é federal. Somos a única cidade brasileira que é cercada por um dique e vamos ser ponto de partida de uma obra importante, que é a Rota Bioceânica. Então esperamos receber esse apoio”, detalha Helton Benitez, secretário de obras do município e coordenador de Defesa Civil em Porto Murtinho.

Histórico de tragédias

Em diversos momentos de sua história, Porto Murtinho foi cenário de tragédias envolvendo o Rio Paraguai – de naufrágios a alagamentos generalizados durante as cheias. O mais famosos deles foi o alagamento ocorrido em 1982, quando a cidade inteira ficou debaixo d’água e todos os moradores foram realocados temporariamente num acampamento a 6km da zona urbana, que ficou conhecido como “Cidade de Lona”.

Foi por isso que o dique de contenção, que protege toda a cidade, foi construído. Porém,, em abril de 2008 teve início a obra do aterro e das paredes de contenção, devido ao desbarrancado que se formava em torno do dique. O objetivo era proporcionar mais segurança à estrutura.

“Mas houve várias denúncias de que a obra foi mal feita, de que não recebia a devida manutenção. É uma situação muito grave porque esse dique é a principal forma de contenção das cheias do rio. A Prefeitura não tem capacidade de executar grandes obras, então só fazemos sempre pequenos reparos, limpeza, tapamos buracos… Mas, são 33 anos sem a devida manutenção, sem equipamentos adequados”, conclui Benitez.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Recebeu propina’, rebate promotora sobre servidor condenado por corrupção em Sidrolândia

Claudia Raia se pronuncia após constranger fã com deficiência visual em peça: ‘Desrespeito’

Mulher tenta enganar a Guarda Municipal e é presa em Dourado por quebra de tornozeleira

De cadeira a computador, Sefaz leiloa 300 lotes entre R$ 100 e R$ 1,6 mil em MS

Notícias mais lidas agora

Advogados acusam JBS de coação e dizem que MPMS foi omisso por mau cheiro no Nova Campo Grande

prefeitura iptu

Após escândalo envolvendo promotor do MPMS, prefeito de Nova Alvorada deve cumprir ‘recomendações’

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Operação que matou ex-delegado em SP é considerada ‘profissional’, apontam especialistas

Últimas Notícias

Mundo

Ministro da Defesa de Israel diz que a Faixa de Gaza ‘está em chamas’

Um hospital da região recebeu 12 corpos e cerca de 90 feridos nesta terça-feira (16)

Polícia

Motoboy acusado de estupros em Dourados é transferido para a penitenciária

Rapaz utilizava uma motocicleta vermelha, uma bolsa preta e um simulacro de pistola para ameaçar as vítimas

Emprego e Concurso

Feirão de empregos oferta 86 vagas nesta terça-feira

Está em busca de emprego? A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) oferta nesta terça-feira (16), 86 vagas com chance de contratação imediata em Campo Grande. A ação integra o feirão de empregos de setembro e visa facilitar o contato entre empresas e candidatos. Conforme a Funtrab, no local, estarão presentes equipes de RH de cinco empresas, dos seguintes … Continued

MidiaMAIS

Lobisomens de MS vão parar em livro das aparições ‘mais incríveis’

Obra reúne relatos e destaca casos da criatura mítica em Mato Grosso do Sul