Pular para o conteúdo
Cotidiano

ALMS relembrará Retirada da Laguna em sessão solene nesta quarta-feira

Assessoria A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promove, nesta quarta-feira (26), sessão solene para a entrega da comenda “Coronel Pedro José Rufino”. O evento, proposto pelo deputado Coronel David (PSL), homenageará 26 personalidades que tenham contribuído para a construção e enriquecimento da cultura de Mato Grosso do Sul. A solenidade será realizada no […]
Arquivo -
Assessoria
Assessoria

Assessoria

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promove, nesta quarta-feira (26), sessão solene para a entrega da comenda “Coronel Pedro José Rufino”. O evento, proposto pelo deputado Coronel David (PSL), homenageará 26 personalidades que tenham contribuído para a construção e enriquecimento da cultura de Mato Grosso do Sul. A solenidade será realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 19h.

A honraria é concedida em alusão àqueles que se destacaram durante a batalha da Retirada da Laguna, na Guerra da Tríplice Aliança, um dos episódios que marcou a Guerra do Paraguai, ocorrida entre 1864 e 1870. Os homenageados foram indicados pelas instituições de ensino superior do Estado e pelo Poder Executivo, por meio da Secretaria de Cultura de MS.

Pedro José Rufino

De acordo com a justificativa do projeto, que deu origem a Resolução 3/2016, o nome de coronel Rufino foi escolhido para a comenda devido à relevante contribuição do militar ao Mato Grosso do Sul. Consta no documento que Pedro José Rufino se distinguiu pela “inteligência, zelo, interesse, probidade, franqueza, lealdade, solicitude, disciplina, comando, capacidade de suportar os sofrimentos, audácia, firmeza, constância, assiduidade, prestígio, serviço e dedicação”. A resolução foi proposta pelo ex-deputado Junior Mochi.

Nascido na Bahia, coronel Rufino ingressou no serviço militar no , de onde partiu para atuar na defesa da fronteira do território sul-mato-grossense por quatro décadas – período em que participou da Guerra do Paraguai, também chamada de Guerra da Tríplice Aliança. Em 1863, o Governo Imperial concedeu-lhe o diploma de Cavaleiro da Ordem de São Bento de Avis, por reconhecimento de seus méritos, e o Hábito da Ordem de Cristo em 1866, pelos serviços prestados na fronteira de , onde teve início a invasão paraguaia. Também recebeu a Medalha “Constância e Valor”. Posteriormente, exerceu liderança política representando os valores republicanos em nome da preservação do patrimônio público.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
passageira onibus

Passageira nega agressão a estudante em briga por assento em ônibus e relata confusões anteriores com jovem

Aos 2 anos, Davi possui hipertrofia adenoideana e mãe abre Vakinha para cirurgia

câmara bancada ambiental

Motta pode pautar anistia com urgência na Câmara e bancada de MS reage; confira

PL oficializa Eduardo Bolsonaro como líder da Minoria na Câmara

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro morre após aeronave cair no Pantanal em Mato Grosso do Sul

Presidente da Câmara, Papy deve R$ 99 mil de IPTU para a Prefeitura de Campo Grande

maicon nogueira cpi vereador

CPI do Consórcio: com voto separado, Maicon pede intervenção na concessão dos ônibus na Capital

Moraes autoriza psiquiatra para Roberto Jefferson, em prisão domiciliar

Últimas Notícias

Polícia

Confira o trajeto feito pela aeronave pilotada por fazendeiro morto em queda no Pantanal de MS

A queda resultou na morte do fazendeiro e médico ortopedista Ramiro Pereira de Matos

Cotidiano

Professores da Reme se reúnem em assembleia para avaliar proposta do novo piso salarial

Presidente da Associação desmentiu boatos de que a Prefeitura teria proposto a redução do salário de professores temporários

Transparência

Justiça condena ex-prefeito por fazer papel de ‘salvador do povo’ com dinheiro público

Álvaro Urt foi cassado em 2020, chegou a ser eleito novamente em 2024, mas foi cassado novamente do cargo

Trânsito

Estudante arrastada por ônibus recebe alta médica em Campo Grande

Em conversa com amiga, adolescente diz que a mochila dela ficou presa no banco e quando foi descer prendeu o pé na porta do ônibus