Cotidiano

13º salário de servidores estaduais já está disponível para saque

Servidores públicos do estado de Mato Grosso do Sul podem sacar o 13º salário a partir desta quinta-feira (19). A gratificação foi depositada nas contas de servidores ativos e inativos, como por exemplo pensionistas e aposentados. Segundo informações da SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), a folha extra de pagamento ultrapassa os R$ […]

Dândara Genelhú Publicado em 19/12/2019, às 08h04 - Atualizado às 13h01

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução - Foto: Reprodução

Servidores públicos do estado de Mato Grosso do Sul podem sacar o 13º salário a partir desta quinta-feira (19). A gratificação foi depositada nas contas de servidores ativos e inativos, como por exemplo pensionistas e aposentados.

Segundo informações da SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização), a folha extra de pagamento ultrapassa os R$ 376 milhões. De acordo com o anúncio do governador Reinaldo Azambuja, os servidores receberão nos próximos 15 dias o pagamento salarial de dezembro. Com isso, a última folha salarial de 2019 será depositada nos bancos em 3 de janeiro de 2020 e poderá ser sacada a partir do dia 4 do mesmo mês.

Dados da Pesquisa Perspectiva Empresarial realizada em todo território brasileiro pela Boa Vista, apontam que 82% dos empresários esperam vendas iguais ou maiores que as do ano passado. A pesquisa Hábitos de Consumo para o Natal e Ano Novo, feita pela mesma instituição, mostra que quando se trata especificamente do uso do 13º salário, houve uma queda no percentual de vendas.

Neste ano, os 45% de consumidores que usavam o 13º para consumo de final de ano caíram para 33%. Mesmo com a pesquisa indicando que os cidadãos estão economizando mais, os comerciantes do centro popular de Campo Grande estão animados com o pagamento.

“Nessa semana já foi melhor o movimento e a gente está esperando que seja bem melhor a partir de amanhã”, afirma Tatiani Aparecida da Silva, líder de uma loja de roupas no centro. O responsável por uma loja de acessórios para celulares, Carlos Ortiz está otimista com os saques da gratificação natalina. “O comércio está fluindo bem, mas a gente precisa que melhore, e a expectativa com a liberação do 13° é a melhor possível”.

Jornal Midiamax