Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: ‘Caçadores de Meteoros’ registram bola de fogo cruzando o céu de Campo Grande

Durante o dia, o céu de Mato Grosso do Sul encanta com as cores. São tons alaranjados se sobrepondo que vão colorindo o céu azul do Cerrado e que chamam a atenção de quem vive por aqui ou vem passear. Ao anoitecer, o show no céu não é menor. Com menos poluição luminosa do que […]
Arquivo -

Durante o dia, o céu de Mato Grosso do Sul encanta com as cores. São tons alaranjados se sobrepondo que vão colorindo o céu azul do Cerrado e que chamam a atenção de quem vive por aqui ou vem passear. Ao anoitecer, o show no céu não é menor. Com menos poluição luminosa do que outras capitais, quem mora em e fixa o olhar nas estrelas, pode enxergar o que popularmente são chamadas de “estrelas cadentes”, mas que tecnicamente são os meteoros e bólidos.

Em Campo Grande, na última sexta-feira (19), por volta das 20 horas, um bólido (um grande brilhante que explode na atmosfera) foi registrado pelas câmeras de Giovanni Rescigno, integrante da Rede Exoss – que monitora a ocorrência de meteoros (em inglês, fireball) em todo o . De acordo com Rescigno, na Capital há quatro bases da rede que, durante a noite, estão apontadas para o céu e registram atividades astronômicas.

“São quatro estações que fazem o monitoramento de meteoros durante a noite. As estações são compostas de um computador, uma câmera de circuito fechado de TV e um software que faz a captura. A câmera tem uma sensibilidade muito grande à luz e trabalha só a noite. Tudo o que passa na frente dela, ela faz a captura”, explica.

A estação que capturou a bólido da sexta-feira está na casa de Giovanni, mas também há estações no Clube de da Casa da Ciência da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), no Clube de Astronomia Duília de Mello – dos alunos da Escola GAPPE – e na residência de outro integrante da rede Exoss.

Conforme Giovanni, a rede Exoss faz parte de um projeto de ciência cidadã, ou seja, quem observa um meteoro ou bólido céu pode ajudar na coleta de dados e pesquisa, relatando a observação, mesmo que não tenha formação em ciências. “Além de ter o sistema na câmera, o projeto tem a ferramenta ‘reporte um bólido’. [A pessoa] Pode ir na ferramenta e reportar. Marca a data e o horário e você recebe até um certificado”.

Segundo Giovanni, há o projeto, ainda em na fase de viabilização, para a instalação de uma estação com duas câmeras apontadas para o mesmo local, para que seja possível fazer a trajetória do meteoro. “Aqui ainda há pouco investimento em astronomia, mas tem bastante ocorrência de meteoros. Nesta semana, com a chuva de meteoros, a estação pegou 13 ou 14. Há pouca poluição luminosa e a latitude ajuda”, explica.

Quem quiser ficar de olho nos meteoros que cruzam o céu do Brasil pode acessar o endereço eletrônico onde todos os dias são atualizados as capturas feitas e encaminhadas à Exoss.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
frio

Sem trégua, feriadão em MS será de chuva e temperaturas em queda

Furto de fios deixa Av. Manoel da Costa Lima duas semanas sem luz

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

Incêndios na região de Água Clara

MPMS instaura inquéritos contra fazendeiros por queima de vegetação nativa em MS

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

Homem é encontrado morto com tiros na cabeça em Rio Brilhante

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

UFMS abre 48 vagas para técnico em educação na Capital e interior

As inscrições no concurso público vão de 23 de abril até 25 de maio

Cotidiano

Temporal deixa três pontos de alagamentos na BR-267; confira

Chuvas intensas deixaram rastro de destruição em várias cidades nesta Sexta-Feira Santa

Polícia

VÍDEO: Câmeras flagram jovem em ‘surto’ invadindo casa e tentando sair

PM disse que rapaz estava sob efeito de entorpecentes e invadiu 4 residências na Vila Margarida

Cotidiano

IFMS convoca estudantes para preencherem vagas remanescentes de curso preparatório

Os candidatos podem manifestar o interesse até 30 de maio, por formulário on-line