Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sábado amanhece registrando 6°C em MS e máxima não deve passar de 24°C

Para quem achava que ele não voltaria, o frio “já deu as caras” na manhã deste sábado em Mato Grosso do Sul, que amanheceu registrando 6°C em algumas cidades. Ainda na noite de sexta-feira (20) uma forte ventania de 43 km/h derrubou rapidamente as temperaturas. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) o dia será […]
Arquivo -

Para quem achava que ele não voltaria, o frio “já deu as caras” na manhã deste sábado em Mato Grosso do Sul, que amanheceu registrando 6°C em algumas cidades. Ainda na noite de sexta-feira (20) uma forte ventania de 43 km/h derrubou rapidamente as temperaturas.

Conforme o (Instituto Nacional de Meteorologia) o dia será parcialmente nublado com névoa seca encobrindo o céu e baixa umidade do ar, chegando até 15% em algumas regiões.

Em Campo Grande, os moradores precisaram tirar, novamente, os casacos dos armários, pois amanheceu marcando 12°C. A previsão é que durante o dia os termômetros marquem a máxima de 25°C.

As cidades localizadas do sul de MS, como Ponta Porã, e Dourados, marcaram mínima de 6°C pela manhã e o prognóstico é que máxima não deve passar dos 23°C. A umidade relativa do ar nesses municípios será de 25%, fator considerado de risco pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

No Pantanal, nas cidades de Corumbá e Miranda, as mínimas foram de 13°C. Em Coxim e Rio Verde de Mato Grosso, no Norte de MS, as mínimas também foram de 6°C e durante o dia, máxima deve atingir 23°C.

Na área Leste do mapa, em e Aparecida do Taboado, temperatura vai variar entre 15°C e 27°C durante todo o dia. Não previsão de chuva para nenhuma cidade de MS e tempo segue seco, aumentando a estiagem.

Estiagem

Campo Grande já está há 36 dias sem chuva e apenas municípios da fronteira com Bolívia e Paraguai tiveram pancadas de chuvas registradas de até dois milímetros. A expectativa é que julho termine com acumulados muito abaixo da média histórica. Em comparação aos últimos quatro anos, o período de estiagem não apresentou alterações significativas, conforme banco de dados da Semagro.

O Cemtec explica que a estiagem ocorre devido à intensificação do sistema de alta pressão que atua no Brasil Central e permanece até meados de setembro. “Esse sistema inibe as formações de chuva e reduz a umidade relativa do ar, que consequentemente favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias”.

De acordo com o boletim técnico divulgado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, uma frente fria chegará ao Estado dias 20 e 21 de julho que deixará o tempo nublado com diminuição nas temperaturas, porém sem expectativa de chuva em Mato Grosso do Sul, contribuindo para a baixa umidade do ar.

Baixa umidade do ar

Sem chuva, o tempo seguirá muito seco, com umidade relativa do ar chegando a 15%. Conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde), quando a umidade relativa do ar chega a essa porcentagem, os moradores devem entrar em estado de alerta para com a saúde.

Confira alguns cuidados para se tomar:

  • Observar as recomendações do estado de atenção;
  • Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
  • Evitar aglomerações em ambientes fechados;
  • Usar soro fisiológico para os olhos e narinas;
  • Ingerir bastante água para hidratar;

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CGU abre 40 processos sobre descontos ilegais em pensões do INSS

Familiares fazem vaquinha para Cecília, que nasceu com doença congênita

Copa do Nordeste: Bahia vence Confiança por 4 a 1 e encaminha título

Dupla que matou jovem em conveniência se apresenta à polícia

Notícias mais lidas agora

Após reportagem, promotor de Nova Alvorada manda depoimento de servidor para delegacia

Segundo dia: julgamento de Bolsonaro no STF avança e será retomado na próxima semana

VÍDEO: adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

Rei da Pornochanchada, David Cardoso se recupera de infecção generalizada causada pela chikungunya

Últimas Notícias

Cotidiano

Orçada em R$ 2,57 milhões, reforma do Fórum de Dourados será entregue nesta quinta

Obra da estrutura inaugurada em 1986

Brasil

CNU 2025: confira as 228 cidades onde serão aplicadas as provas

Candidato escolheu a cidade onde quer fazer a prova e não pode mais alterar

Polícia

Polícia autua proprietário rural por construção irregular às margens do Rio Taquari

Foi identificada uma estrutura metálica de aproximadamente 60 m²

Polícia

Receita e Polícia Federal apreendem R$ 300 mil em produtos contrabandeados

Entre as mercadorias apreendidas estão produtos eletroeletrônicos