Assessoria

A Prefeitura Municipal de , por meio da Secretaria Municipal de Cultura e (Sectur) , se reuniu com empresários e proprietários de estâncias que oferecem atividades em ambiente rural para, em breve, criar mais um roteiro e oferecê-lo aos turistas que vieram a Capital sul-mato-grossense.

O encontro ocorreu nessa quarta-feira, na sede da Sectur, e também contou com a presença de representantes do curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-MS).

“Será muito importante para nós termos este roteiro, contudo, é preciso que nós mesmos empresários e proprietários conheça o que temos antes”, adiantou José Roberto Chermonth, dono da Estância Joia, localizada na rodovia CG 060, atrás do hospital São Julião.

Sérgio Carvalho, da Morada dos Ipês, lembra que muitas cidades já trabalham com roteiro de Turismo Rural e que será necessária uma “educação sistemática” para construir o roteiro em Campo Grande, fazendo menção a importância de ter estrutura e qualidade para oferecer aos turistas.

A reunião, inclusive, foi uma oportunidade para a titular da pasta Nilde Brun, se comprometer em buscar melhorias nas rodovias que dão acesso às estâncias, bem como sinalização dos locais e realizar reuniões com os empresários e empresas que prestam serviços, via concessão, como Energisa. Serviço esse considerado, pelos proprietários, bastante precário na área rural.

“Antes de estruturarmos o roteiro temos que trabalhar em cima do tripé formado pela capacitação, estruturação por fim divulgação. Quanto a participação direta da prefeitura, vou me reunir com as pastas inerentes para dar encaminhamentos as demandas que colhemos nesta primeira reunião com os empresários do setor”, comentou.

Campo Grande em destaque

Quando estiver concluído, o roteiro de Turismo Rural será mais um mapa de produtos turísticos de Campo Grande. Em agosto, durante a Mostra de Turismo, realizada em alusão ao aniversário de Campo Grande, a Sectur lançou três roteiros turísticos que já destacam as potencialidades da cidade, como o de Birdwatching, das Cervejarias e de Turismo de Aventura.