Pular para o conteúdo
Cotidiano

Região sul do Estado é a primeira a receber alerta de Defesa Civil por SMS

Cadastro para receber alertas está disponível desde segunda-feira (15)
Arquivo -

Cadastro para receber alertas está disponível desde segunda-feira (15)

A Cedec-MS (Coordenadoria de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul) emitiu, nesta sexta-feira (19), o primeiro alerta via SMS para a ocorrência de desastres naturais no Estado. O aviso foi destinado para os 36 municípios da região sul devido a previsão de fortes chuvas acompanhadas por raios.

Segundo a Cedec, os celulares cadastrados pelo número 40199 receberam um texto que orienta a população dos municípios relacionados a evitar áreas abertas e a não ficar embaixo de árvores, devido ao risco de descargas elétricas.

O alerta foi direcionado aos seguintes municípios: Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sete Quedas, Tacuru, Taquarussu, Vicentina, Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, , Bataguassu, Batayporã, Caarapó, , Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo e Naviraí.Região sul do Estado é a primeira a receber alerta de Defesa Civil por SMS

“Lembrando que não há motivo para pânico, o serviço serve para orientar a população a agir preventivamente evitando danos em decorrência das condições climáticas”, informou o coordenador-adjunto da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Fábio Catarinelli.

Cadastro

O serviço para receber os alertas de desastres naturais em um endereço está disponível para a população desde a última segunda-feira (15). Para se cadastrar, é necessário enviar uma mensagem de texto para o número 40199 contendo o CEP (Código de Endereçamento Postal) de interesse. Mais de um CEP pode ser cadastrado para receber os alertas, mas cada um deve ser enviado em mensagem separada.

O serviço é gratuito e pode ser descontinuado quando a pessoa desejar, bastando enviar uma mensagem com a palavra SAIR para o mesmo número do cadastramento. Os alertas via celular estão em funcionamento em vários estados e até o mês de março deverão estar implantados em todas as regiões do País.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

William Levy é preso nos EUA e fãs reagem com bom humor nas redes

Rede elétrica onde homem morreu eletrocutado era de 34 mil volts, segundo a polícia

Ação da PRF no ‘feriadão’ terá aumento de efetivo e mais fiscalização nas rodovias federais

‘Assustada’: Vizinhos relatam rotina discreta de mulher vítima de cárcere privado

Notícias mais lidas agora

CNMP inclui na pauta recurso contra Alexandre Magno uma semana após indicação para conselho

Ações judiciais que somam R$ 24,6 milhões podem ‘tomar’ sedes e imóveis do Sindijus

Após perder eleição, Reinaldo volta a processar adversário político que o chamou de corrupto

Fashion Revolution aborda sustentabilidade na moda com diversas atividades em Campo Grande

Últimas Notícias

Esportes

Fim do ‘pacto’: Real Madrid perde em casa e é eliminado da Champions nas quartas de finais

Após 3 a 0 sofrido na Inglaterra, Real perdeu do Arsenal por 2 a 1 em pleno Bernabéu

Polícia

Homem é preso transportando haxixe escondido em pneu na fronteira

O homem afirmou aos policiais não ter conhecimento da droga

Mundo

Embaixada diz que governo dos EUA só reconhece dois sexos “imutáveis”

Visto de entrada de deputada trans foi emitido com o gênero masculino

Transparência

Ações judiciais que somam R$ 24,6 milhões podem ‘tomar’ sedes e imóveis do Sindijus

Proposta será debatida pelos associados ao sindicato, um dos mais ricos de Mato Grosso do Sul