A queima de transformadores na noite de terça-feira derrubou a rede do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (17). Com isso, serviços oferecidos nos sites do Detran-MS (departamento Estadual de Trânsito), Agenfa (Agência Fazendária do Estado), DOE (Diário Oficial do Estado) e demais serviços online estão fora do ar.

Emissão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e emissão de RG, que também dependem da rede, estão prejudicados, assim como registros de Boletim de Ocorrência nas delegacias, já que o Sigo, sistema da polícia, também está prejudicado. Os policiais realizam o serviço manualmente, conforma apurado nas delegacias pelo Jornal Midiamax.

De acordo com a assessoria de comunicação do Estado, não há previsão ainda de retorno dos serviços. A SGI (Superintendência de Gestão de Informação) faz o levantamento da extensão dos danos. Confira a nota na íntegra:

“Todos os sistemas do Governo do Estado estão fora do ar nesta quarta-feira devido a queima de um transformador. A Superintendência de Gestão da Informação (SGI) informou que equipes de técnicos estão trabalhando para restabelecer o sistema o mais rápido possível, mas ainda não há previsão de retorno.
Estão suspensos os atendimentos de todos os serviços do Governo do Estado, com exceção dos registros de boletim de ocorrência, que podem ser feitos pessoalmente nas delegacias de Polícia Civil.

O problema foi ocasionado por queda de energia na noite de ontem, por volta das 21h, que danificou parte da rede interna. Equipe da Energisa foi acionada e constatou indícios de queima em um dos transformadores e, então, o sistema foi desligado preventivamente para evitar o risco de perda de dados.

Técnicos da SGI e Energisa estão trabalhando em conjunto para fazer a troca do transformador danificado e restabelecer ainda hoje os sistemas do Governo do Estado.”

(Matéria atualizada às 8h54 para acréscimo de informações).