Pular para o conteúdo
Cotidiano

Prosa & Segredos: programa da TVE aborda o autismo

Convidado é o Marcos Petry, diagnosticado com autismo atípico
Arquivo -

Convidado é o Marcos Petry, diagnosticado com  atípico

Como é viver com um filho que tem dificuldade de comunicação e as   dificuldades e as angústias que envolvem a criação de uma criança autista. O convidado de Bosco Martins é o Marcos Petry, diagnosticado com autismo atípico  e que  por meio de falas  objetivas, mas de sinceridade envolvente,  informa como funciona a mente – e o coração – de uma pessoa que foi diagnosticada do Transtorno do Espectro Autista vindo  acompanhado de muitos termos científicos, às vezes difíceis de entender e que prejudicam a compreensão do que é o autismo.Prosa & Segredos: programa da TVE aborda o autismo

Petry é um autista de alto funcionamento. Formado em Comunicação Institucional na Universidade UNIDAVI , em Rio do Sul (SC), também é mestre em Design Gráfico e Produção em Publicidade. Há um ano, ele  escreveu o livro Contos de Meninos e Meninas, Contos de Homens e Mulheres, da Chiado Editora. Além de escrever, ele afirma que também adora música e pratica academia quatro vezes por semana.

 “Acredito que o exercício físico seja muito benéfico principalmente para a parte de coordenação motora e equilíbrio. Quando não posso fazer academia, ando de bicicleta e faço caminhadas.”  comenta.

Marcos Petry é  catarinense e tem de 25 anos, criou um canal no Youtube para falar sobre o assunto. O seu “ Diário de Um Autista,”   tem mais 30 mil inscritos e mais de cinquenta vídeos que tratam sobre o TEA, questões relacionadas como educação, acessibilidade, sexualidade, além de assuntos como esporte e atividade física, música e etc.

“Decidi abordar o autismo no cotidiano e com linguagem cotidiana. Algo que dialogasse com as pessoas e fomentasse não só os desafios do autista mas também as possibilidades que o indivíduo tem para alcançar.“ 

O youtuber criou o canal  em 2016 e não imaginava o sucesso que faria. “Quando criei o canal não imaginei este tamanho alcance. É incrível ver que muitas coisas estão sendo entendidas e debatidas usando a internet.”

Para ele o esporte, principalmente o que é praticado em grupos pode condicionar também a noção de espaço da pessoa com autismo e a consciência corporal. 
 
Petry conta que nunca teve um laudo do diagnóstico porque em um primeiro momento imaginou-se que as manifestações de seu espectro autista derivavam de uma lesão cerebral que possui. A suspeita sobre o autismo veio através de uma amiga da família, quando ele já tinha nove anos de idade.
 

“Hoje minhas maiores dificuldades são me enturmar, mesmo num grupo de conhecidos, e saber quando estou sendo inconveniente com as pessoas à minha volta.”, explica.
 O Jornalista Bosco Martins conta  que  gravou o programa quando  Marcos Petry  esteve em no fim do ano passado palestrando para médicos e pais de autistas e se impressionou com sua inteligência e habilidade: “ Apesar das  adversidades, sua desenvoltura nos vídeos e na entrevista  é muito  cativante. È  importante que seu pensamento sobre o assunto e suas ideias sejam discutidas pois  com essa visibilidade  sua representatividade aumenta,  quebrando  certos paradigmas em relação ao autismo.” Completou o jornalista. 
Anote  horários de exibição do programa Prosa & Segredos c/ Bosco Martins na TVE-Cultura 

*Sábado às 11 hs 
*Domingo às 13 horas 
Na próxima terça às 19 hs
A PROGRAMAÇÃO DA TV-E CULTURA VC ASSISTE;
CANAL 4 da TV Aberta, Canal 15 da NET ou de qualquer lugar pelo:
www.portaldaeducativa.com.br
https://www.youtube.com/watch?v=mKwJcZdg7HE&t=82s

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Festeiro do Damha’ se livra de penas por farra na pandemia após prescrição no TJMS

Confira a agenda completa do ministro Camilo Santana na próxima semana em MS

Após pressão, Jimmy Kimmel retorna à TV e detona Trump: ‘Tentou me cancelar’

Fugitivo do semiaberto é preso após furtar motocicleta em concessionária de Dourados

Notícias mais lidas agora

Corpos resgatados carbonizados em queda de avião serão identificados por exames de DNA

Kongjian Yu, arquiteto que morreu em queda de avião no Pantanal, criou o conceito de ‘cidades-esponja’

transporte pcds acessibilidade

Em menos de 48h, petição para fim do Consórcio Guaicurus soma mais de 2 mil assinaturas

Famasul pede pela redução na alíquota do ICMS no transporte interestadual de bovinos

SAD-MS leiloa lotes de bovinos de até 36 meses

Últimas Notícias

Cotidiano

MS tem mais de 70 mil estudantes matriculados em cursos a distância

O número de matrículas na modalidade EaD aumentou 97% nos últimos 10 anos

Polícia

Operação de combate a pornografia infantil cumpre mandados em Campo Grande

Materiais foram apreendidos pela Polícia Federal

Brasil

SP: 14 policiais da Rota acusados de matar dois homens são absolvidos

Agentes respondiam por homicídio doloso (quando há intenção de matar) e fraude processual

Polícia

Resgate de corpos de queda de avião teria durado cerca de 9 horas em fazenda de MS

Morreram na queda do avião, um arquiteto, um cineasta, um fotógrafo, além do piloto