Convidado é o Marcos Petry, diagnosticado com autismo atípico
Como é viver com um filho que tem dificuldade de comunicação e as dificuldades e as angústias que envolvem a criação de uma criança autista. O convidado de Bosco Martins é o Marcos Petry, diagnosticado com autismo atípico e que por meio de falas objetivas, mas de sinceridade envolvente, informa como funciona a mente – e o coração – de uma pessoa que foi diagnosticada do Transtorno do Espectro Autista vindo acompanhado de muitos termos científicos, às vezes difíceis de entender e que prejudicam a compreensão do que é o autismo.
Petry é um autista de alto funcionamento. Formado em Comunicação Institucional na Universidade UNIDAVI , em Rio do Sul (SC), também é mestre em Design Gráfico e Produção em Publicidade. Há um ano, ele escreveu o livro Contos de Meninos e Meninas, Contos de Homens e Mulheres, da Chiado Editora. Além de escrever, ele afirma que também adora música e pratica academia quatro vezes por semana.
“Acredito que o exercício físico seja muito benéfico principalmente para a parte de coordenação motora e equilíbrio. Quando não posso fazer academia, ando de bicicleta e faço caminhadas.” comenta.
Marcos Petry é catarinense e tem de 25 anos, criou um canal no Youtube para falar sobre o assunto. O seu “ Diário de Um Autista,” tem mais 30 mil inscritos e mais de cinquenta vídeos que tratam sobre o TEA, questões relacionadas como educação, acessibilidade, sexualidade, além de assuntos como esporte e atividade física, música e etc.
“Decidi abordar o autismo no cotidiano e com linguagem cotidiana. Algo que dialogasse com as pessoas e fomentasse não só os desafios do autista mas também as possibilidades que o indivíduo tem para alcançar.“
O youtuber criou o canal em 2016 e não imaginava o sucesso que faria. “Quando criei o canal não imaginei este tamanho alcance. É incrível ver que muitas coisas estão sendo entendidas e debatidas usando a internet.”
Para ele o esporte, principalmente o que é praticado em grupos pode condicionar também a noção de espaço da pessoa com autismo e a consciência corporal.
Petry conta que nunca teve um laudo do diagnóstico porque em um primeiro momento imaginou-se que as manifestações de seu espectro autista derivavam de uma lesão cerebral que possui. A suspeita sobre o autismo veio através de uma amiga da família, quando ele já tinha nove anos de idade.
“Hoje minhas maiores dificuldades são me enturmar, mesmo num grupo de conhecidos, e saber quando estou sendo inconveniente com as pessoas à minha volta.”, explica.
O Jornalista Bosco Martins conta que gravou o programa quando Marcos Petry esteve em Campo Grande no fim do ano passado palestrando para médicos e pais de autistas e se impressionou com sua inteligência e habilidade: “ Apesar das adversidades, sua desenvoltura nos vídeos e na entrevista é muito cativante. È importante que seu pensamento sobre o assunto e suas ideias sejam discutidas pois com essa visibilidade sua representatividade aumenta, quebrando certos paradigmas em relação ao autismo.” Completou o jornalista.
Anote horários de exibição do programa Prosa & Segredos c/ Bosco Martins na TVE-Cultura
*Sábado às 11 hs
*Domingo às 13 horas
Na próxima terça às 19 hs
A PROGRAMAÇÃO DA TV-E CULTURA VC ASSISTE;
CANAL 4 da TV Aberta, Canal 15 da NET ou de qualquer lugar pelo:
www.portaldaeducativa.com.br
https://www.youtube.com/watch?v=mKwJcZdg7HE&t=82s