Pular para o conteúdo
Cotidiano

Procurador de força-tarefa da Lava Jato realiza palestra na OAB-MS

Assessoria Durante o 1° Seminário Estadual de Controle Social, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), recebeu na tarde desta terça-feira (07) o Procurador Chefe do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo, integrante da Força-Tarefa da Operação Lava Jato em São Paulo, Thiago Lacerda. O Procurador apresentou pesquisas como […]
Arquivo -

Assessoria

Durante o 1° Seminário Estadual de Controle Social, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), recebeu na tarde desta terça-feira (07) o Procurador Chefe do Ministério Público Federal (MPF) em , integrante da Força-Tarefa da em São Paulo, Thiago Lacerda.

O Procurador apresentou pesquisas como de perfil ético dos profissionais das corporações, “pequenas” corrupções e trouxe algumas soluções que podem estar em propostas preventivas como campanha de conscientização de massa, testes de integridade e informante confidencial.

Thiago citou as “10 medidas contra a corrupção” do MPF, que buscam propostas de alterações legislativas, e na busca por menos corrupção e menos impunidade, ele destacou a importância do Observatório Social, “é o cidadão empoderado para investigar e verificar a administração do dinheiro público na comunidade dele”.

Sobre a Operação Lava Jato, ele destacou a importância das técnicas especiais de investigação (Lei 12850/13 Art 3), entre elas: I – colaboração premiada;  e VIII – cooperação entre instituições e órgãos públicos.

“Lava Jato significa transformação? Não, mas se não mudarmos e exigirmos comportamento, controle dos nossos governantes, a gente não muda o país”, disse o Procurador terminando com as palavras e reflexão de Max Weber, “O homem não teria alcançado o possível se, repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível”.

“Cumprimento a OAB de Mato Grosso do Sul pela iniciativa de trazer palestras de alta qualidade voltadas a um tema relevante, o que mostra que a OAB assume seu verdadeiro papel constitucional, de promover debates para o cidadão. Eu espero que quem compareceu ao evento tenha entendido a importância do combate a corrupção e do engajamento de todo mundo para que possamos diminuir a corrupção e de maneira definitiva transformar de fato o país”, concluiu Thiago Lacerda.

O Presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas ministrou palestra sobre Observatório Social e o exercício de cidadania. “Nós apresentamos o que é um Observatório Social, como funciona e os resultados. Todos somos donos do dinheiro público. Nós precisamos, sim, ajudar os servidores a aplicar corretamente os nossos impostos. A metodologia do Observatório Social é cuidar de como está sendo gasto o imposto que pagamos. Nós, cidadãos, somos responsáveis, temos que tomar as rédeas e ser protagonistas da história que queremos”, enfatizou.

Sobre a importância do evento na OAB/MS, ele agradeceu o convite e comentou: “Num momento em que o país vive uma crise moral e institucional, esses eventos vêm para mostrar que apesar da crise, temos muitas coisas boas acontecendo. Nós precisamos celebrar um pacto pelo Brasil e o exemplo que a OAB dá aqui no Mato Grosso do Sul é fundamental porque nós precisamos provocar as lideranças a refletirem sobre o que queremos para o Brasil. Precisamos de um pacto pelo país, para que, da criança ao idoso, façamos no nosso dia a dia um exemplo do que queremos para o país. O resultado do futuro depende do que fazemos agora. Precisamos transformar nossa indignação em atitude”.

Outras palestras fizeram parte da programação do Seminário desta terça. O Doutor em Política Comparada e Relações Internacionais pela Universidade do Texas, Robert Gregory Michener, apresentou o Programa de Transparência da Fundação Getulio Vargas (FGV), o qual ele é fundador e coordenador. O Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, Conselheiro Ronaldo Chadid proferiu palestra sobre instituição. O Superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Mato Grosso do Sul, José Paulo Julieti Barbiere comentou sobre o papel institucional da CGU.

“O evento, que nasceu de uma reunião sobre a importância desse diálogo, superou nossas expectativas. Agradecemos a presença das entidades e de seus representantes pelas suas contribuições. Acredito que o nosso objetivo, que era disseminar informações sobre transparência e probidade pública, foi atingido com êxito”, disse o Vice-Presidente da Comissão de Transparência e Probidade Pública, Erickson Carlos Lagoin agradecendo a presença de todos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Operação Metanol

Boate contesta versão da polícia e nega venda de bebidas adulteradas durante fiscalização

Prefeitura de Alcinópolis decreta situação de emergência devido a incêndio florestal

‘Não sei explicar’, diz acusado de matar padrasto com 22 facadas no Nova Lima

Após morte por suspeita de intoxicação por metanol em MS, promotor quer providências em 10 dias

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Indicado de político some e ‘enrola’ ação por corrupção no Detran-MS

Justiça nega pedido de Juliano Ferro para liberar caminhonete comprada de acusado por tráfico

Músico que matou Vanessa vira réu por perseguição e mais dois crimes contra jornalista

Bope detona granada na Vila Ipiranga encontrada por rapaz em lago de Campo Grande 

Últimas Notícias

Transparência

Escola municipal ‘caindo aos pedaços’ é alvo de inquérito do MP em Ivinhema

Vistoria indica que o prédio inteiro da unidade deve passar por reforma geral

Cotidiano

‘Vai retroceder’: Fim de exigência de autoescolas paras obter CNH gera debate em Campo Grande

Enquanto uns acreditam que proposta vai aumentar o risco de acidentes no trânsito, outros defendem que a agilidade contribuiria para o processo

Brasil

MP denuncia 20 pessoas suspeitas de adulterar cerveja em SP

Foram apreendidas 980 caixas de cerveja e oito caixas com tampinhas de diversas marcas usadas na adulteração

Brasil

Lula diz que Israel viola leis ao interceptar flotilha com brasileiros

Grupo levava alimentos, água e remédios ao povo palestino em Gaza