Equipes de obras da Prefeitura Municipal de concluíram as primeiras obras de drenagem e controle de enchentes nas regiões dos bairros , Eco Parque e Vila Nascente, que integram o Complexo Mata do Jacinto, etapa D. O trânsito, que ficou paralisado, voltou a ser liberado na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, trecho entre a Avenida Hiroshima e a Rua Delegado Carlos Roberto Bastos de Oliveira, interditada desde abril.

A Avenida Parque dos Poderes, nova ligação entre a Avenida Mato Grosso e a Desembargador Leão Neto do Carmo, já está sendo urbanizada. Estão sendo plantadas 40 exemplares de palmeiras imperiais, removidas das margens do Rio Anhandui, área onde está sendo revitalizado.

Outra frente de drenagem quase concluída vai ajudar os problemas de alagamento nas laterais da Avenida Vitório Zeolla. Estão implantados 330 metros de tubulação a partir da Rua da Fortuna, que passa pela Rua das Folhagens e atravessa a Praça Bosque da Paz e se conectará com a rede existente na Rua Pedro Martins.

Última etapa

A última etapa do serviço na Desembargador Leão Neto do Carmo , um trecho de 280 metros (pista /bairro),entre o Tribunal de Justiça e uma unidade da Militar, deve ser iniciado na próxima semana, com implantação de drenagem e posteriormente . Esta avenida, que tem uma extensão de 2 quilômetros, serve de acesso ao campus da Uniderp Agrárias e a Avenida Carlinda Pereira Contar, que atravessa os bairros Jardim Veraneio, Arco-Íris, Estrela Dalva, Novos Estados e termina no Jardim Montevideo.

A região recebeu rede de drenagem para captar as águas pluviais que descem de vários bairros no entorno do Parque dos Poderes, como o Jardim Futurista e Eco Parque e levar a enxurrada até o piscinão projetado para os altos da Avenida Mato Grosso. O volume de água que escorria superficialmente era tão grande, que periodicamente o pavimento da Avenida Leão Neto do Carmo tinha trechos arrancados com a força da enxurrada.

Na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo estão sendo colocados tubos de polietileno de alta densidade ( PEAD corrigados), com 1,2 metro de diâmetro, enterrados a seis metros de profundidade (para garantir maior declividade), material resistente, que por ser liso internamente, garante mais facilidade de manutenção. A tubulação se conectará a rede já existente na recém-aberta Avenida dos Poderes.

A drenagem já foi implantada no trecho complementar da avenida até a rotatória, em frente do comando da Polícia Militar (onde o recapeamento foi feito até o macroanel) por trás da Academia de Polícia e na Rua Rio Claro (acesso ao conjunto Eco Parque), onde o piso em lajota sextavada foi trocado pelo pavimento a base de CBUQ.

Mata do Jacinto Etapa D

Estão sendo investidos em torno de R$ 11 milhões nesta última etapa do Complexo Mata do Jacinto etapa D, que contempla intervenções para controle de enchente, pavimentação e a construção de um piscinão nos altos da Avenida Mato Grosso, com capacidade para retenção de 22 milhões de litros. Já foi feita uma travessia em tubo Armco sob a pista para escoamento da enxurrada que desaguará no Córrego dentro do Parque das Nações Indígenas.

Já foi aberta a avenida Parque dos Poderes que liga (em sentido diagonal) as avenidas Mato Grosso e  Desembargador Leão Neto do Carmo, além de ter sido executado o recapeamento das avenidas Mato Grosso, Hiroshima, trecho da Leão do Carmo, entre a Rua da Academia até a o macroanel e a Avenida Santa Luzia e as ruas Aracruz, Antonio Maria Coelho e Rio Claro.