Pular para o conteúdo
Cotidiano

Por ‘adicional de fronteira’, policiais fazem manifestação em MS

Manifestação ocorreu simultaneamente em 4 cidades
Arquivo -

Manifestação ocorreu simultaneamente em 4 cidades

Cerca de 200 policiais civis lotados em municípios sul-mato-grossenses que fazem com a Bolívia e Paraguai fizeram manifestação, na tarde da segunda-feira (26), em prol da criação de um adicional de fronteira. Promessa de campanha do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o adicional é uma das lutas do (Sindicato dos Policiais Civis do Mato Grosso do Sul) para valorizar os policiais que atuam na região, onde um policial civil foi morto no início do mês.

Por meio de panfletagens e de abordagens nas ruas, os cerca de 200 policiais buscaram sensibilizar a população quanto a necessidade de criação do adicional, cujo valor ainda precisa ser estabelecido por meio de uma nova lei. De acordo com o presidente do Sinpol-MS, Giancarlo Corrêa , a manifestação ocorreu simultaneamente em quatro cidades fronteiriças, Corumbá, Bela Vista, e Ponta Porã – nesta, o policial civil Wescley Vasconcelos Dias foi executado por membros do PCC no início de março, o que gerou revolta na categoria.

Por 'adicional de fronteira', policiais fazem manifestação em MS

Segundo o Sinpol, a reivindicação do adicional já havia sido feita no início do ano, mas a execução de Wescley Vasconcelos reacendeu os ânimos. “Nós já nos reunimos com o governo para cobrar esse adicional. Vamos continuar cobrando, fazendo outros atos, manifestos, até conseguirmos que um projeto de lei vá à votação”, aponta Miranda.

A criação do adicional provavelmente esbarra em dotação orçamentária, já que Miranda garante que a lei não enfrentaria problemas para ser aprovada na Assembleia Legislativa. “Conversamos com frequência com os deputados e não encontramos qualquer resistência por parte deles. Queremos o apoio da população para pressionar o governo para garantir esse adicional”, aponta Miranda.

Situação das Delegacias

Na ocasião da execução de Wescley Vasconcelos, a mobilização do Sinpol-MS também resultou num levantamento das instalações referentes à segurança pública nas delegacias do Estado, sobretudo na fronteira. De acordo com a entidade, diversas unidades como delegacias e instalações afins ofereciam pouca infraestrutura para que policiais efetuassem seus trabalhos.

Com o relatório do Sinpol em mãos, a ouvidora da Polícia Civil, Sidnéia Tobias, efetuou levantamento da situação das delegacias, de forma embasar e encaminhar as cobranças à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

“Procurei saber em que condições estavam essas delegacias e constatei que muitas, inclusive a de Ponta Porã, já estão sendo reformadas. Mas, outras ainda estão para ser empenhadas”, destaca. Ela também afirma que encaminhou o relatório do Sinpol para o delegado-geral, para que chegasse à Sejusp e ao governador. “Fiz o que estava dentro das minhas atribuições como ouvidora”, explica.

À reportagem, Sidnéia também destacou que é favorável à revindicação dos policiais civis. “É totalmente legítimo. Os policiais que atuam na fronteira, de fato, correm risco maior. A fronteira é um espaço extremamente problemático e em todas as reuniões nós fazemos a reivindicação do adicional, assim como cobramos que todas as unidades policiais tenham estrutura melhor de trabalho e melhor entrosamento com todas as polícias que atuam na fronteira”, conclui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
psicologas no parque das nações

Psicólogas vão ao Parque das Nações debater a vontade de comer: ‘fome de quê?’

Escola em Sidrolândia

Secretaria de educação convoca aprovados em seleção de professores; confira a lista

Prefeitura divulga licitação para construir USF no Lar do Trabalhador, em Campo Grande

Acusado de matar Mariana com 58 facadas vai a júri popular em Ivinhema nesta quinta-feira

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus recebe ‘ultimato’ de juíza após ser condenado por atrasos

Após 77 dias internada, Dayane morre na Santa Casa vítima de tiros do ex-marido

VÍDEO: Adolescente fica em estado gravíssimo ao ser atropelado no Monte Castelo

VÍDEO: Só uma olhadinha? Cavalo invade loja e passeia por prateleiras em SP

Últimas Notícias

Política

Prefeitura publica abertura de licitação de R$ 1 milhão para compra de equipamentos eletrônicos

A informação consta no Diogrande desta quinta-feira

Brasil

STF mantem prisão na Espanha do candidato mais rico do Brasil nas eleições de 2024

Ele é acusado na Bolívia pelo crime de estelionato e aguarda processo de extradição para deixar a Espanha

Trânsito

VÍDEO: Câmeras flagram colisão que matou mulher presidente de escolinha de futebol em MS

Vítima chegou a ser socorrida até o Hospital da Vida, mas não resistiu aos ferimentos

Polícia

Defesa vai pedir absolvição e alegar forte emoção em julgamento de ‘Opalão do PCC’ em Campo Grande 

Crime ocorreu em março de 2024