O ponto eletrônico para médicos e todos os funcionários da Saúde começou a funcionar nesta quarta-feira (1º) em 25 unidades de saúde. Entre os pontos que já contam com o controle de horário estão unidades que atendem urgência e emergência, o Centro de Especialidades Médicas (CEM), CRS e Unidades de Pronto Atendimento.

Segundo o secretário de Saúde do município, Marcelo Luiz Brandão Vilela, órgãos de gestão também estão com pontos eletrônicos para controle do horário de entrada e saída dos funcionários.

A medida atende a uma determinação do Juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, que determinou a implantação de pontos em todas as unidades. A ordem, anunciada no final de junho pela Justiça, tinha prazo de até 30 dias para ser implantada.

A determinação da Justiça decorre de uma ação movida pelo MP-MS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul), por meio da Promotora de Justiça Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, titular da 32ª Promotoria de Justiça da Saúde Pública.

Na Unidade de Pronto Atendimento () do bairro Universitário, a implantação do ponto eletrônico foi uma boa novidade, para a empregada doméstica Ana Ciriaco de 51 anos. ” As vezes ficamos cinco horas esperando atendimento. Acredito que com o ponto eletrônico, o tempo de espera vá diminuir. ”

Já para o aposentado Gilson João de Souza de 66 anos, não adianta colocar o ponto se ninguém fiscalizar. ” Precisa ter alguém fiscalizando, pois alguns médicos batem o ponto e vão dormir. Os profissionais precisam ser mais honestos.”

A medida tem como objetivo fazer com que médicos e servidores da saúde cumpram à risca horário de trabalho, o que promete reduzir o impacto na espera por atendimento nas unidades, uma das maiores reclamações de quem usa o SUS em Campo Grande.