Pular para o conteúdo
Cotidiano

OAB quer entrar com ação contra cobrança de taxa de lixo a terrenos

Decisão foi anunciada em audiência pública
Arquivo -

Decisão foi anunciada em audiência pública

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul) irá entrar com ação contra a Prefeitura de a respeito da cobrança da taxa do lixo a terrenos. A decisão foi anunciada em audiência pública realizada no auditório da entidade na tarde desta segunda-feira (08), em Campo Grande.

Além do anúncio do desmembramento da taxa do lixo do IPTU, o presidente da OAB, Mansour Karmouche, disse que é inevitável discutir questão da cobrança aos terrenos, pois não produzem lixo.

“Eu questionei a questão dos terrenos”, disse Karmouche referindo-se a reunião que aconteceu mais cedo entre representantes da Prefeitura e da OAB, em que foi firmado compromisso de desmembramento da taxa do lixo do .

OAB quer entrar com ação contra cobrança de taxa de lixo a terrenos

O presidente da comissão de assuntos tributários da OAB/MS, Otávio Figueiró, informou também que se for verificada alguma ilegalidade ou inconstitucionalidade na cobrança, a entidade entrará com ação para vetar a taxa. Para isso, a comissão irá analisar o cálculo utilizado para definir a proporcionalidade dos valores.

Para Karmouche, a vantagem do desmembramento da taxa é o tempo que as entidades e a sociedade terá. “Agora teremos tempo para questionar, até administrativamente”, frisou.

Audiência pública

O deveria ter sido uma reunião entre OAB/MS, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), ACICG (Associação do Comércio e da Indústria de Campo Grande), Secovi (Sindicato da Habitação) e outras entidades, acabou se tornando uma audiência pública. Conforme anunciado, a Prefeitura também participaria do evento, porém se reuniu mais cedo com Mansour Karmouche e outros representantes da ordem. Cerca de 80 pessoas participaram da audiência.  

O presidente da ACICG, João Carlos Polidoro da Silva, afirmou que, da forma que está sendo cobrada, a taxa do lixo está “penalizando muita gente, não só os poderosos, como foi dito, a dona de casa também. Quem ganha salário mínimo, tirar 184 reais, faz diferença”. Ele concorda que é necessário um ordenamento, mas defende que precisa ser feito com “uma medida certa”.

Marcos Augusto Netto, presidente do Secovi, foi mais enfático e se posicionou contra o aumento. “Não importa o nome da taxa. Quem quer saber o que é? Quer saber quanto vai pagar. A sociedade tem que negar o aumento. Temos que atentar não só para a constitucionalidade, mas a imoralidade do aumento”, argumentou.

Entre os que acompanhavam a audiência, alguns se manifestaram a respeito de alguns pontos, como a cobrança a grandes geradores e empresas de ramos específicos, como postos de combustíveis que já tem os serviços de recolhimento de resíduos específicos. Entre os residenciais, surgiu a sugestão de que o cálculo seja feito a partir da quantidade de dias em que há recolhimento e não por quantidade de produção de lixo, como está sendo feito.

Matéria editada às 18:32 para adição de informações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Prefeitura de Três Lagoas vai adquirir materiais para a infraestrutura municipal. (PMTL. Divulgação)

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Últimas Notícias

Polícia

Homem tenta furtar fiação e incendia casa no São Jorge da Lagoa em Campo Grande

Homem foi preso em flagrante

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços