Pular para o conteúdo
Cotidiano

OAB quer entrar com ação contra cobrança de taxa de lixo a terrenos

Decisão foi anunciada em audiência pública
Arquivo -

Decisão foi anunciada em audiência pública

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul) irá entrar com ação contra a Prefeitura de a respeito da cobrança da taxa do lixo a terrenos. A decisão foi anunciada em audiência pública realizada no auditório da entidade na tarde desta segunda-feira (08), em Campo Grande.

Além do anúncio do desmembramento da taxa do lixo do IPTU, o presidente da OAB, Mansour Karmouche, disse que é inevitável discutir questão da cobrança aos terrenos, pois não produzem lixo.

“Eu questionei a questão dos terrenos”, disse Karmouche referindo-se a reunião que aconteceu mais cedo entre representantes da Prefeitura e da OAB, em que foi firmado compromisso de desmembramento da taxa do lixo do .

OAB quer entrar com ação contra cobrança de taxa de lixo a terrenos

O presidente da comissão de assuntos tributários da OAB/MS, Otávio Figueiró, informou também que se for verificada alguma ilegalidade ou inconstitucionalidade na cobrança, a entidade entrará com ação para vetar a taxa. Para isso, a comissão irá analisar o cálculo utilizado para definir a proporcionalidade dos valores.

Para Karmouche, a vantagem do desmembramento da taxa é o tempo que as entidades e a sociedade terá. “Agora teremos tempo para questionar, até administrativamente”, frisou.

Audiência pública

O deveria ter sido uma reunião entre OAB/MS, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), ACICG (Associação do Comércio e da Indústria de Campo Grande), Secovi (Sindicato da Habitação) e outras entidades, acabou se tornando uma audiência pública. Conforme anunciado, a Prefeitura também participaria do evento, porém se reuniu mais cedo com Mansour Karmouche e outros representantes da ordem. Cerca de 80 pessoas participaram da audiência.  

O presidente da ACICG, João Carlos Polidoro da Silva, afirmou que, da forma que está sendo cobrada, a taxa do lixo está “penalizando muita gente, não só os poderosos, como foi dito, a dona de casa também. Quem ganha salário mínimo, tirar 184 reais, faz diferença”. Ele concorda que é necessário um ordenamento, mas defende que precisa ser feito com “uma medida certa”.

Marcos Augusto Netto, presidente do Secovi, foi mais enfático e se posicionou contra o aumento. “Não importa o nome da taxa. Quem quer saber o que é? Quer saber quanto vai pagar. A sociedade tem que negar o aumento. Temos que atentar não só para a constitucionalidade, mas a imoralidade do aumento”, argumentou.

Entre os que acompanhavam a audiência, alguns se manifestaram a respeito de alguns pontos, como a cobrança a grandes geradores e empresas de ramos específicos, como postos de combustíveis que já tem os serviços de recolhimento de resíduos específicos. Entre os residenciais, surgiu a sugestão de que o cálculo seja feito a partir da quantidade de dias em que há recolhimento e não por quantidade de produção de lixo, como está sendo feito.

Matéria editada às 18:32 para adição de informações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Indústria e agronegócio têm reunião com Alckmin para discutir tarifaço de Trump

Escola de samba Igrejinha comemora 50 anos em noite de gala no Teatro Aracy Balabanian

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Prefeita sanciona corte de gastos que deve viabilizar asfalto para 24 bairros de Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira

Polícia

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

O criminoso conseguiu fugir antes da polícia chegar ao local

Polícia

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmeras de segurança teriam flagrado a ameaça

Polícia

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Proposta será enviada ao Senado