Pular para o conteúdo
Cotidiano

Na semana da mulher, Judiciário quer agilizar julgamentos envolvendo violência doméstica

Haverá palestras e mesas de discussões
Arquivo -

Haverá palestras e mesas de discussões

Acontece entre os dias 5 e 9 de março a 10ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, mobilização nacional promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Durante o período, todas as comarcas do Poder Judiciário do Estado terão o compromisso de agilizar o julgamento de casos de violência doméstica e familiar contra as mulheres.

Em MS, todas as ações serão articuladas pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. A coordenadora, juíza Jacqueline Machado, explica que a semana visa sensibilizar as pessoas sobre o tema, já que os números continuam alarmantes.

“A atuação da Coordenadoria da Mulher será no sentido de sensibilizar a sociedade para esse grave problema, bem como demonstrar que isso interessa a todos nós, como sociedade, seja pelos altos custos da violência contra as mulheres no setor de saúde, especialmente, que são suportados pela própria sociedade, seja porque 80 % dos filhos destas vítimas presenciam a violência e muitas vezes a reproduzem. O que acaba por perpetuar esse comportamento de desigualdade e violência contra as mulheres”.

Ocorreram além de palestra ministrada pela juíza no dia 8, Dia Internacional da Mulher, na Santa Casa, estão programadas passeatas, oficina de orientações sobre Mediações de conflitos Familiares, reunião de articulação com a Superintendência de Gestão de Trabalho e da Educação na Saúde, e assinatura de Termos de Cooperação com entidades públicas, visando a apresentação de palestras informativas e a contratação para postos de trabalho de mulheres vítimas de seus companheiros.

DISCUSSÕES

Uma Mesa de Debate com o tema “Com todo Respeito (?)”, reunirá lideranças de movimentos sociais de mulheres para promover no meio acadêmico um espaço de discussão e sensibilização acerca da temática da violência contra a mulher. O evento será no dia 6, no auditório da Unigran Capital, na rua Abrão Júlio Rahe, 325.

Outra ação será a apresentação da peça teatral “Entrelaces” e a roda de conversa/debate, um espaço de discussão com os profissionais da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, promovida pelo Poder Judiciário de MS com o Grupo teatral Coletivo Usina, que ocorrerá na Casa da Mulher Brasileira, localizada na Rua , s/n, no dia 9 de março, às 16 horas.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Bêbado, motorista do Ceará é preso em MS ao tentar dar socos em agentes da PRF e acertar viatura

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

fila

IBGE: Volume de serviços em MS mantêm alta de 3,3% em março

Com vôlei de praia e futsal, Dourados recebe Festival Surdolímpico no sábado

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

VÍDEO: na delegacia, namorado alega que Thácia ‘caiu sozinha’ no rio em MS

Promotoria mira delegacias para acompanhar eventuais irregularidades em Paranaíba

Últimas Notícias

Sem Categoria

Ex-BBB Paula Amorim revela ter sofrido segundo aborto: ‘É uma dor silenciosa’

Ex-BBB Paula Amorim engravidou de Breno Simões novamente, mas perdeu o bebê há dois meses; essa é a segunda vez que a influenciadora passa por um aborto

Esportes

COB fecha com a Adidas como novo fornecedor de material esportivo

Produtos produzidos pela empresa serão vendidas em todas as lojas da marca no Brasil

Política

Presidente da Santa Casa chega à audiência e reafirma déficit mensal de R$ 13 milhões

A presidente reforçou que o hospital é referência em alta complexidade e, por isso, precisa ser resguardado para os casos de maior gravidade. 

Polícia

Operação desmonta quadrilha que furtava combustível de locomotivas de trens em MS

Um dos suspeitos foi preso após ser flagrado furtando diesel por seguranças da empresa