Como havia dito a previsão, uma nova frente fria, mais “tímida”, chegou ao Mato Grosso do Sul neste sábado (21) e moradores foram pegos de surpresa, pois devido ao calor, desacreditavam que poderia esfriar novamente.

O (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou que pela manhã, teve cidade em MS que registrou 6°C no Sul do Estado. Em Campo Grande a mínima foi de 12°C e tempo fresco continuou durante a tarde.

Sul-mato-grossense é pego de surpresa com ‘friozinho' e previsão indica temperatura de até 6°C
Foto: Marcos Ermínio

No Centro da Capital, foi possível encontrar moradores usando roupas de frio ainda por volta das 13h. O vendedor de sorvetes, João Alves Sobrinho, de 89 anos, contou que não gosta nadinha do frio, pois as vendas caem bastante.

“O movimento fica muito fraco, quase não vende”, comentou o idoso, que vendo picolés na Praça Ary Coelho há 20 anos.

Passeando com as netas no Centro, Ana Lúcia Ajala de Oliveira, de 63 anos, disse que gosta, sim, do frio e por um motivo: ele sempre vai embora rápido. “Eu adoro o frio porque ele dura sempre uns três dias e já acaba. Aí dá para passear tranquilo, sem passar calor e ainda usando um casaquinho”, comentou a moradora, que estava com as nestas Rebeca, de 8 anos e Ágata, de 5 anos.

Sul-mato-grossense é pego de surpresa com ‘friozinho' e previsão indica temperatura de até 6°C
Foto: Marcos Ermínio

No entanto, a moradora diz que o tempo seco não ajuda muito no clima e torce para que chova logo. “Está muito seco. É bom quando chove um pouco e o ar já fica mais agradável, mas assim, sem chuva, é complicado”, afirmou Ana Lúcia.

Mas há aqueles que prefiram o frio bem longe e já pedem o calorão de 30°C novamente e também torcem por uma pancada de chuva. Nilra Geraldo Pinto, de 60 anos, disse que prefere o calor ao frio e “clamou” por uma chuvinha. “Podia dar uma chuva, o tempo está muito seco”, disse.

Brincando com o neto no playground na Praça Ary Coelho, Nadir da Silva, de 53 anos, declarou que prefere o calor ao frio e que sente falta da chuva, que não acontece há mais de um mês em . “Eu gosto mais do calor, mas podia cair uma chuva”, afirmou.

Estiagem

Campo Grande já está há 36 dias sem chuva e apenas municípios da fronteira com Bolívia e Paraguai tiveram pancadas de chuvas registradas de até dois milímetros. A expectativa é que julho termine com acumulados muito abaixo da média histórica. Em comparação aos últimos quatro anos, o período de estiagem não apresentou alterações significativas, conforme banco de dados da Semagro.

O Cemtec explica que a estiagem ocorre devido à intensificação do sistema de alta pressão que atua no Brasil Central e permanece até meados de setembro. “Esse sistema inibe as formações de chuva e reduz a umidade relativa do ar, que consequentemente favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias”.

De acordo com o boletim técnico divulgado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, uma frente fria chegará ao Estado dias 20 e 21 de julho que deixará o tempo nublado com diminuição nas temperaturas, porém sem expectativa de chuva em Mato Grosso do Sul, contribuindo para a baixa umidade do ar.

Previsão do tempo

Sem previsão de chuva para as cidades de Mato Grosso do Sul, o tempo seguirá seco, com umidade relativa do ar abaixo dos 30% e a frente fria, que chegou neste sábado (21), seguirá até, no mínimo, terça-feira (24). Confira as temperaturas em algumas cidades de MS:

Campo Grande Grande – mínima/máxima

Domingo (22): 14°C – 27°C

Segunda-feira (23): 18°C – 33°C

Terça-feira: (24): 18°C – 30°C

Dourados – mínima/máxima

Domingo (22): 9°C – 25°C

Segunda-feira (23): 18°C – 32°C

Terça-feira: (24): 17°C – 30°C

Coxim – mínima/máxima

Domingo (22): 9°C° – 25°C

Segunda-feira (23): 18°C – 31°C

Terça-feira: (24): 15°C – 24°C

Ponta Porã – mínima/máxima

Domingo (22): 9°C – 25°C

Segunda-feira (23): 20°C – 30°C

Terça-feira: (24): 14°C – 28°C

Corumbá – mínima/máxima

Domingo (22): 16°C – 30°C

Segunda-feira (23): 18°C – 33°C

Terça-feira: (24): 19°C – 32°C

Três Lagoas – mínima/máxima

Domingo (22): 17°C – 29°C

Segunda-feira (23): 21°C – 30°C

Terça-feira: (24): 20°C – 30°C