Pular para o conteúdo
Cotidiano

Minerworld: MP-MS pede acolhimento de proposta da empresa para pagar clientes lesados

O MP-MS (Ministério Público Estadual) pediu acolhimento de proposta apresentada nos autos pela empresa Minerworld, ré em ação que a investiga por crime contra a economia popular. No início do mês passado, a empresa solicitou autorização para abrir uma conta em um câmbio de criptomoedas a fim de depositar o saldo decorrente da Minertech, fazenda […]
Arquivo -

O MP-MS (Ministério Público Estadual) pediu acolhimento de proposta apresentada nos autos pela empresa , ré em ação que a investiga por crime contra a economia popular. No início do mês passado, a empresa solicitou autorização para abrir uma conta em um câmbio de criptomoedas a fim de depositar o saldo decorrente da Minertech, fazenda de mineração no Paraguai, que teria sido reativada em agosto.

De acordo com a proposta, o saldo de mineração nas criptomoedas Litecoin, Ethereum, Dashcoin e Bitcoin, decorrentes de mineração na Minertech, seria mensalmente depositado nesta nova carteira digital, cujos dados de acesso seriam entregues “ao Juízo para modificação e guarda dos dados, passando a conta a ser de total controle do Juízo”.

No último dia 4, portanto, e após ser consultada pelo juiz titular da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, David de Oliveira Gomes Filho, o MP-MS mostrou-se favorável à proposta e pediu deferimento.

“Em razão de ir ao encontro dos interesses da coletividade de consumidores, o pleito da Minerworld S.A. para mensalmente efetuar depósito judicial junto à subconta vinculada ao presente feito comporta deferimento, inexistindo qualquer objeção por parte deste órgão ministerial”, traz a manifestação do órgão, assinada pelo promotor de justiça Luiz Eduardo Lemos de Almeida.

Todavia, o promotor argumenta que o deferimento da propostas “não representa, nem pode vir a representar, qualquer anuência/aquiescência do Poder Judiciário ou do Ministério Público Estadual com as atividades da Minerworld S.A. e dos demais requeridos”, já que a petição inicial considera ilícitas, “fundamentando, até mesmo, pedido de dissolução das pessoas jurídicas demandadas”.

Para o Ministério Público, o depósito em subconta judicial é a “via recomendável e segura, sendo francamente preferível a qualquer outra forma de reserva de valores, ainda que gerida e administrada pelo juízo”.

Entenda

Na última decisão interlocutória, o juiz David de Oliveira Gomes Filho pediu manifestação do MP-MS sobre o pedido. Assim, a expectativa é, portanto, que o magistrado autorize o pedido da empresa investigada.

De acordo com a defesa, os depósitos de saldo de criptomoedas será efetuado sempre no último dia de cada mês, com apresentação, nos autos, da prestação de contas do saldo de criptomoedas mineradas e dos gastos efetuados para manutenção para o funcionamento mínimo da empresa.

Isso porque ainda existiriam gastos operacionais básicos e pagamento de passivo decorrente da demissão de funcionários e das rescisões com os prestadores de serviço.

Mais pedidos

Na manifestação do MP-MS, o promotor destacou, também, que o arquivo eletrônico gerado pelo setor de inteligência do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), a partir do material apreendido na operação Lucro Fácil, segue em análise e por isso o órgão pede prazo de trinta dias para apresentar o relatório com as eventuais provas localizadas.

O órgão também pede indeferimento do pedido de “produção antecipada de prova pericial”, feito pela Minerworld, para demonstração da destinação de todo o capital aportado na empresa.

Segundo o MP-MS, a proposta não se amolda às hipóteses do art. 381 do Código de Processo Civil. Vale lembrar que assim como a criação da exchange, o juíz David de Oliveira Gomes Filho também pediu manifestação do MP-MS quanto à solicitação da empresa ré.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mulher é esfaqueada no abdômen por confeiteira e tem vísceras expostas em Campo Grande

Turnê de Billie Eilish vai virar filme em 3D dirigido por James Cameron

nelsinho tereza brasil

Senadores embarcam para missão nos EUA na sexta-feira

Entre os 50 do mundo: João Fonseca registra melhor posição da carreira no ranking da ATP

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

Dua Lipa encanta fãs ao mandar mensagem em português sobre nova turnê

Últimas Notícias

Famosos

‘Se for sua hora, aceite’, disse Gilberto Gil quando Preta Gil estava em quadro grave

Antes de morrer, Preta Gil recebeu um conselho impactante do pai, Gilberto Gil, enquanto estava internada na UTI em estado gravíssimo; entenda

Transparência

Emissão de laudos e manutenção de equipamentos médicos vão custar R$ 23,7 milhões a MS

Contrato será pago com recursos do Fundo Especial de Saúde de Mato Grosso do Sul

Trânsito

Motorista fica ferido após bater contra carreta na BR-262, em Campo Grande

Vítima tentava fazer ultrapassagem

Brasil

Reembolso de descontos ilegais do INSS começa a ser pago na quarta-feira

Devolução será por ordem de adesão em parcela única corrigida