Pular para o conteúdo
Cotidiano

Minerworld conclui mudança de fazenda de mineração e pede nova autorização à Justiça

A empresa Minerworld Sociedad Anonima, investigada por suspeita de crime de pirâmide financeira, solicitou ao juiz titular da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, David de Oliveira Gomes Filho, autorização para abrir conta em um câmbio de bitcoins (exchange) nacional a fim de que os rendimentos mensais de criptomoedas […]
Arquivo -

A empresa Sociedad Anonima, investigada por suspeita de crime de pirâmide financeira, solicitou ao juiz titular da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de , David de Oliveira Gomes Filho, autorização para abrir conta em um câmbio de bitcoins (exchange) nacional a fim de que os rendimentos mensais de criptomoedas sejam depositados.

O objetivo, segundo a defesa, é proporcionar transparência no processo de pagamento de ativos aos clientes lesados, que desde outubro de 2017 deixaram de receber os repasses de rendimentos.

O pedido ocorreu após a empresa comunicar no processo, no último dia 11, que efetivou há cerca de 15 dias a transferência das máquinas da Minertech, fazenda de mineração da Minerworld situada em Hernadarias, no Paraguai, para outro local não divulgado. Em maio deste ano, a Minertech teria sido alvo de invasão por clientes, que teriam retirado máquinas destinadas à mineração de criptomoedas, como o , como forma de ressarcir pagamentos atrasados.

Nos autos, a defesa da Minerworld justifica o pedido de abertura de conta em uma exchange a fim de o saldo de mineração nas criptomoedas Litecoin, Ethereum, Dashcoin e Bitcoin seja mensalmente depositado nesta nova carteira digital, cujos dados de acesso seriam entregues “ao Juízo para modificação e guarda dos dados, passando a conta a ser de total controle do Juízo”.

A defesa também reforça que simplesmente depositar as quantias obtidas com mineração, convertidos em reais, “seria prejudicial para os clientes da Requerida Minerworld SA, ante o momento atual de baixa da cotação das criptomoedas”, mas destacam que há “clara tendência de valorização no médio e longo prazo”. Ou seja, de acordo com a Minerworld, a criação da conta no exchange possibilitaria valorização das criptomoedas.

Conta judicial

Caso o magistrado não concorde com o pedido, a defesa da Minerworld pede que autorização para depósito dos ativos, convertidos em reais, para a conta judicial e, posteriormente, destinada ao pagamento de clientes após o julgamento da ação.

Em qualquer das propostas, a defesa afirma que efetuará os depósitos sempre no último dia de cada mês, com apresentação, nos autos, da prestação de contas do saldo de criptomoedas mineradas e dos gastos efetuados para manutenção para o funcionamento mínimo da empresa – ainda existiriam gastos operacionais básicos e pagamento de passivo decorrente da demissão de funcionários e das rescisões com os prestadores de serviço.

A Minerworld finaliza a manifestação pleiteando a “produção antecipada de prova pericial para demonstração da destinação de todo o capital aportado na empresa, que comprovará a idoneidade dos sócios desta”.

Operação Lucro Fácil

O Gaeco-MS (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagrou, no dia 17 de abril, a operação Lucro Fácil, com 8 mandados de busca e apreensão, em Campo Grande e São Paulo (SP) contra as empresas Minerworld Sociedad Anonima, Bit Ofertas informática Ltda e Bitpago Soluções de Pagamento Ltda. Os empresários Cícero Saad Cruz e Jonhnes de Carvalho Nunes e outros cinco também foram alvos dos mandados. Posteriormente, outros 11 réus foram arrolados – parte deles integrantes do chamado G10 da empresa.

A operação Lucro Fácil é braço investigativo de Ação Civil Pública que corre na 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, que investiga as empresas devido a denúncias e caracterização de pirâmide financeira, o que é crime contra a economia popular. A empresa prometia lucros exorbitantes e recuperação do investimento inicial em menos de um ano, a partir de suposta atividade de mineração de bitcoins.

De acordo com a ação, a expectativa é que pelo menos 50 mil pessoas em todo o país tenham sido lesadas pela empresa. No processo, o juiz David de Oliveira Gomes Filho também determinou o bloqueio de bens dos investigados, no limite de até R$ 300 milhões, além da proibição do ingresso de novos filiados à empresa, sob risco de multa de R$ 50 mil por pessoa em caso de desrespeito.

A empresa nega as acusações e afirma ter sido vítima de golpe milionário em um trader de bitcoins.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

Após um ano, Justiça marca audiência de acusado por homicídio em quitinete

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Domingo amanhece gelado, mas temperaturas devem subir durante o dia em Mato Grosso do Sul  

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Vai viajar? Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

Os próximos voos que partem de Campo Grande operam das 8h às 20h55. Já os voos de chegada operam das 08h15 às 23h

Cotidiano

‘Um dia no Parque’ acontece neste domingo e evento é oportunidade para contato com a natureza

As atividades se concentram em quatro parques estaduais: Matas do Segredo e Prosa, em Campo Grande; Nascentes do Rio Taquari, em Costa Rica; e Várzeas do Rio Ivinhema, em Jateí

Transparência

Incra cede área em assentamento de Nova Alvorada do Sul para prefeitura

Repasse, por cerca de 20 anos, envolve quase 10 hectares no projeto de assentamento Bebedouro

Cotidiano

Precisa de atendimento? Confira a escala médica nas Upas e nos CRSs de Campo Grande

Saiba em quais unidades haverá atendimento pediátrico neste domingo