Cotidiano

Manipulação do usuário na internet é tema de redação do Enem 2018

‘Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet’ é o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou o tema no início da tarde deste domingo (4) após o fechamento dos portões nos locais de prova. […]

Mylena Rocha Publicado em 04/11/2018, às 13h33 - Atualizado às 14h57

Foto: Divulgação/Governo do Brasil
Foto: Divulgação/Governo do Brasil - Foto: Divulgação/Governo do Brasil

‘Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet’ é o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou o tema no início da tarde deste domingo (4) após o fechamento dos portões nos locais de prova.

O texto deve ser dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, e ser desenvolvido a partir da situação-problema e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. Neste domingo (4) os participantes também farão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, que somam 90 questões de múltipla escolha.

Segundo o Inep, cinco competências são analisadas para a nota da redação e estão detalhadas na Cartilha do Participante. O texto dissertativo-argumentativo é o gênero textual padrão do exame e deve ser opinativo, com a defesa do ponto de vista do estudante.

A opinião do aluno deve estar fundamentada com explicações e argumentos. O texto é dissertativo porque disserta, descreve e explica sobre um assunto proposto. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer o leitor com argumentos.

As provas começaram às 12h30 em Mato Grosso do Sul e os participantes terão 5h30 para resolver. “Aqueles com direito a tempo adicional e que solicitaram o recurso durante a inscrição terão uma hora a mais. Deficientes auditivos e surdos que optaram fazer a Videoprova Traduzida em Libras terão duas horas a mais de prova”, explica o Inep.

Jornal Midiamax