O Governo de Mato Grosso do Sul declarou situação de emergência no município de , a 320 km de Campo Grande. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (30) e relembra sobre as fortes chuvas que atingiram a cidade no fim de 2017 e no início deste ano.

As fortes chuvas no verão causaram graves danos para a cidade e os prejuízos que preocupam até hoje, já que mesmo sem chuvas, as voçorocas continuam a aumentar. As voçorosas são grandes buracos de erosão causados pela chuva.

O decreto considera que o agravamento dos eventos naturais provocou danos às propriedades rurais e ao meio ambiente, principalmente aos recursos hídricos. Novo Horizonte do Sul possui uma economia baseada na agricultura familiar de pequenas propriedades rurais.

“Em virtude dos acontecimentos registrados na localidade, bem como a aproximação do período de chuvas, tem-se a necessidade urgente de conter o crescimento das erosões, a fim de evitar que o Município fique impedido de exercer suas atividades regulares”, publicou o Governo.

Os danos materiais e ambientais ainda estão sendo contabilizados, mas o Governo de MS declarou situação de emergência no local por 180 dias e autoriza a mobilização dos órgãos estaduais para atuarem em ações de reabilitação e reconstrução do cenário da cidade. Além disso, os contratos de compra de bens necessários para a reconstrução do local ficam dispensados de licitação.