Série de palestras segue até junho na Câmara
A filósofa e escritora Márcia Tiburi abre nesta segunda-feira (12) a 2ª edição do Projeto “Diálogos Contemporâneos”, que reúne pensadores para discutir o contexto histórico, social, político e cultural sobre o Brasil do século XXI. Ao todo serão oito palestras até junho, com entrada gratuita, realizadas sempre às segundas-feiras, às 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Campo Grande.
Para o projeto, foram convidados intelectuais, pesquisadores e especialistas em diversas áreas para palestras com uma hora de duração, seguidas de debates com o público presente. Na participação de Márcia Tiburi, autora do livro “Como Conversar com um Fascista”, será tratado o tema “Vozes dissonantes – ética, liberdade e autoritarismo na internet”.
Serão abordadas questões como os conceitos de moral e ética no ambiente virtual, os limites entre ser liberdade de expressão e crime e, também, a eficiência da legislação vigente para combater os abusos no mundo digital.
Participam, ainda, dos Diálogos Contemporâneos Mirian Goldenberg, Renato Janine, Jessé Souza, Viviane Mosé, Vladimir Safatle e Ignácio de Loyola Brandão. Entre os temas propostos ao longo do projeto estão a depressão e a solidão; caminhos para a educação; dificuldades de ascensão social; entre outros.
As inscrições são feitas no local, 1h30 antes do início da palestra, com emissão de certificado para estudantes. O projeto Diálogos Contemporâneos acontece simultaneamente em Campo Grande e Brasília e é uma iniciativa da Associação Amigos do Cinema e da Cultura.
Confira a programação completa de palestras:
– Dia 12 de março, às 19 horas
Abertura oficial e Conferência “Ética, liberdade e autoritarismo na internet” – Márcia Tiburi
– Dia 19 de março, às 19 horas
Conferência “Educação e formação de crianças e jovens” – Renato Janine
– Dia 2 de abril, às 19 horas
Conferência “Mundo digital e sociedade em rede” – Viviane Mosé
– Dia 16 de abril, às 19 horas
Conferência “A formação do Brasil” – Jessé Souza
– Dia 14 de maio, às 19 horas
Conferência “Estado, Igreja e Democracia” – Vladimir Safatle
– Dia 28 de maio, às 19 horas
Conferência “Cultura do descarte e sociedade de consumo” – Ignácio de Loyola Brandão
– Dia 4 de junho, às 19 horas
Conferência “Mobilidade social e empreendedorismo” – Luiz Gonzaga Belluzo
– Dia 11 de junho, às 19 horas
Encerramento oficial e Conferência “Amor e afetividade nas grandes cidades” – Mirian Goldenberg