Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em ‘Dia D’, 33% das crianças foram vacinadas contra o sarampo e a polio em Campo Grande

Durante o “Dia D” de vacinação, realizado no último sábado (18), foi atingido 32,82% da cobertura vacinal desejada para o sarampo e 32,97% da poliomielite, em Campo Grande (balanço feito até 13h). A população alvo da campanha, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), são 47.574 crianças de 1 ano a menores de 5 anos […]
Arquivo -

Durante o “Dia D” de vacinação, realizado no último sábado (18), foi atingido 32,82% da cobertura vacinal desejada para o e 32,97% da , em (balanço feito até 13h).

A população alvo da campanha, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), são 47.574 crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), sendo que a meta de imunização é de 95%.

Apesar de rumores da doença em Campo Grande, a Sesau garantiu, por meio de nota, que não há casos de sarampo na cidade. Também não há nenhuma ocorrência suspeita ou em investigação pelas autoridades de saúde.

O último incidente da doença em Campo Grande ocorreu em 2002. A Sesau mantém vigilância epidemiológica da doença, pois, a notificação é compulsória e obrigatória”, informou a secretaria. A SES (Secretaria Estadual de Saúde) também informou que não há diagnósticos de positivos de sarampo em Mato Groso do Sul.

A orientação para os pais ou responsáveis é levar as crianças, que ainda não foram vacinadas, até unidades básicas de saúde para se vacinarem.

As 66 salas de vacinas nas UBS/UBSF funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 11h e das 13h às 16h45. Aos sábados, domingos e feriados, 4 unidades locais de vacinação funcionam no mesmo horário: CRS Cophavilla II, Aero Rancho, Tiradentes e Nova Bahia.

Surto de sarampo no Brasil

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Até o dia 14 de agosto, foram confirmados 910 casos de sarampo no Amazonas e 5.630 permanecem em investigação. Já em Roraima, foram 296 casos confirmados e 101 continuam em investigação.

Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017.  Casos isolados, relacionados à importação, foram identificados em São Paulo (1), (14); Rio Grande do Sul (13); Rondônia (1) e Pará (2). As medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados. Até o momento, foram confirmados seis óbitos por sarampo, quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e dois no Amazonas (brasileiros).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
14 de julho

Fechamento da rua, regularização de ambulantes e mais lixeiras: audiência sugere soluções para 14 de Julho

VÍDEO: Tombamento de carreta no Anel Rodoviário leva uma vítima para unidade de saúde

Trabalhador pode ter sido atropelado pelo próprio caminhão da Solurb na Duque de Caxias

Melania Trump “very british” ao chegar no Reino Unido

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

bolsonaro

Jair Bolsonaro está com câncer de pele, diz médico

Quem criou a PEC da Blindagem? Conheça o autor da proposta

Últimas Notícias

Polícia

Idoso acusado por estupro de netos em São Paulo é preso em MS

O idoso foi conduzido à Depac

Brasil

Lula sanciona lei contra adultização de crianças nas redes

A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional no fim do mês passado

Polícia

329 Kg de cocaína em carga de milho que seria levada a Santos é apreendida em MS

Confessou ter recebido a droga no interior do Mato Grosso

Brasil

CCJ do Senado aprova relatório que regulamenta reforma tributária

Criação e funcionamento do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços