Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em ‘Dia D’, 33% das crianças foram vacinadas contra o sarampo e a polio em Campo Grande

Durante o “Dia D” de vacinação, realizado no último sábado (18), foi atingido 32,82% da cobertura vacinal desejada para o sarampo e 32,97% da poliomielite, em Campo Grande (balanço feito até 13h). A população alvo da campanha, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), são 47.574 crianças de 1 ano a menores de 5 anos […]
Arquivo -

Durante o “Dia D” de vacinação, realizado no último sábado (18), foi atingido 32,82% da cobertura vacinal desejada para o e 32,97% da , em Campo Grande (balanço feito até 13h).

A população alvo da campanha, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), são 47.574 crianças de 1 ano a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), sendo que a meta de imunização é de 95%.

Apesar de rumores da doença em Campo Grande, a Sesau garantiu, por meio de nota, que não há casos de sarampo na cidade. Também não há nenhuma ocorrência suspeita ou em investigação pelas autoridades de saúde.

O último incidente da doença em Campo Grande ocorreu em 2002. A Sesau mantém vigilância epidemiológica da doença, pois, a notificação é compulsória e obrigatória”, informou a secretaria. A SES (Secretaria Estadual de Saúde) também informou que não há diagnósticos de positivos de sarampo em Mato Groso do Sul.

A orientação para os pais ou responsáveis é levar as crianças, que ainda não foram vacinadas, até unidades básicas de saúde para se vacinarem.

As 66 salas de vacinas nas UBS/UBSF funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 11h e das 13h às 16h45. Aos sábados, domingos e feriados, 4 unidades locais de vacinação funcionam no mesmo horário: CRS Cophavilla II, Aero Rancho, Tiradentes e Nova Bahia.

Surto de sarampo no Brasil

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Até o dia 14 de agosto, foram confirmados 910 casos de sarampo no Amazonas e 5.630 permanecem em investigação. Já em Roraima, foram 296 casos confirmados e 101 continuam em investigação.

Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017.  Casos isolados, relacionados à importação, foram identificados em (1), (14); Rio Grande do Sul (13); Rondônia (1) e Pará (2). As medidas de bloqueio de vacinação, mesmo em casos suspeitos, estão sendo realizadas em todos os estados. Até o momento, foram confirmados seis óbitos por sarampo, quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e dois no Amazonas (brasileiros).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira