Pular para o conteúdo
Cotidiano

É verdade que pais que não vacinam filhos podem ser multados?

A vacinação de crianças é uma obrigação dos pais e, caso não seja cumprida, a família pode ser obrigada a participar de programas sociais, levar multas e até mesmo ter a guarda do filho suspensa. Recentemente, o país registrou quedas na cobertura vacinal. A vacinação de crianças atingiu seu índice mais baixo em 16 anos. Segundo […]
Arquivo -

A ção de crianças é uma obrigação dos pais e, caso não seja cumprida, a família pode ser obrigada a participar de programas sociais, levar multas e até mesmo ter a guarda do filho suspensa.

Recentemente, o país registrou quedas na cobertura vacinal. A vacinação de crianças atingiu seu índice mais baixo em 16 anos. Segundo dados do Ministério da Saúde, as vacinas indicadas para menores de um ano ficaram com índices entre 70% e 83% -inferiores à meta da pasta.

Com essa queda da cobertura, as possibilidades de ação começam a ser questionadas e muitas postagens sobre o assunto são compartilhadas nas redes sociais. Uma delas relata a possibilidade de multa em casos de falta de vacinação.

Realmente, “o descumprimento tem previsão no ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente] de multa”, diz Ricardo de Moraes Cabezón, presidente da comissão de direitos infanto-juvenis da OAB-SP. O ECA, em seu parágrafo único do artigo 14, determina a obrigatoriedade da vacinação de crianças nos casos que forem recomendados por autoridades sanitárias.

Cabezón afirma que, além disso, esse tipo de caso pode ser juridicamente enquadrado como um crime contra a saúde pública, considerando que a criança se torna um vetor de risco. Mas a previsão legal não é necessariamente refletida no cotidiano, segundo especialistas da área de imunização. “Nunca soubemos de multa”, diz Isabella Ballalai, presidente da SbIm (Sociedade Brasileira de Imunização).

Marco Aurelio Safadi, presidente do departamento de imunizações da Sociedade de Pediatria de , também diz nunca ter visto casos em que pais foram multados. O mais comum, segundo Cabezón, é a ação do conselho tutelar por meio de advertências. “Nunca vi a destituição do poder familiar, a aplicação de multa ou alguma consequência mais grave.”

De acordo com Ballalai, já houve casos em que, a partir de denúncias, os pais foram obrigados por sentença judicial a vacinar os filhos. Mas, antes de apelar para esferas legais, a especialista defende que o pediatra busque convencer a família da importância da vacinação.

Os especialistas dizem, porém, que é impraticável aumentar a taxa de vacinação por meio de denúncias. “Você fica enxugando gelo”, diz o presidente da comissão de direitos infanto-juvenis da OAB-SP. Ele afirma que as escolas poderiam ter um papel central no combate ao problema, cobrando a caderneta de vacinação e acompanhando a sua atualização.

“Medidas autoritárias ou truculentas não são a solução para o problema, que deveria ser combatido com informação”, diz Safadi.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
aposentadoria inss

CPMI do INSS: CGU suspeitava de irregularidades desde 2019

Em manobra perigosa, ciclista dribla vento ao ‘pegar vácuo’ de caminhão em rodovia

‘Eita pega’: alto valor de propina assustava empreiteiros em esquema de corrupção em Terenos

desengasgo bebês

Curso de desengasgo de bebês para papais está perto de virar realidade em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

‘Eita pega’: alto valor de propina assustava empreiteiros em esquema de corrupção em Terenos

câmara bancada ambiental anistia

Sem ausências, deputados federais de MS votaram a favor da isenção do IR até R$ 5 mil

Itambé Minas: saiba mais sobre o time que disputa Supercopa com o Sada Cruzeiro no Guanandizão

tre-ms diretórios

TRE-MS julga como não prestadas contas de dois diretórios partidários de Caarapó

Últimas Notícias

Política

Senado instala Frente em Defesa das Terras Raras e define Nelsinho como presidente

Frente defende soberania nacional sobre os recursos minerais

Transparência

Justiça autoriza dona de construtora ‘figurante’ sair de casa em Terenos após escândalo

Nádia Mendonça Lopes poderá se ausentar da cidade para consulta médica

Cotidiano

Para fortalecer políticas públicas, Prefeitura de Campo Grande inicia censo sobre população em situação de rua

O trabalho de campo inicial mobilizou 32 equipes, divididas nas sete regiões de Campo Grande

Polícia

Polícia encontra ‘guarda-roupa’ usado para esconder maconha avaliada em mais de R$ 8 milhões

Duas caminhonetes furtadas em Santa Catarina foram apreendidas