Técnicos estiveram na cidade na última terça-feira (9)

As fortes chuvas da última semana deixaram estradas vicinais intransitáveis em Novo Horizonte do Sul, cidade a 120 quilômetros da Capital. A conclusão é de um relatório elaborado por técnicos da Cedec (Coordenadora Estadual de Defesa Civil), que percorreram as áreas atingidas na última terça-feira (9).

Conforme a Defesa Civil, na estrada vicinal Linha Gaúcha, uma erosão já existente foi agravada pela força das chuvas que cruzaram a área. Devido a enxurrada, que levou a terra, um trecho da via desmoronou, abrindo uma cratera de cerca de 12 metros de largura que interrompeu trânsito.

Em outra rodovia vicinal conhecida de Linha Santa Rosa, a Defesa Civil identificou um processo de assoreamento que também foi agravado pelas chuvas, provocando danos na via e entupindo a tubulação de . “Qualquer força provocada pela chuva lá agora pode romper totalmente a via. Como o terreno na região é de arenito, praticamente não tem pedras e qualquer chuva causa danos”, explicou o técnico da Defesa Civil Estadual, Valter Antunes.

De acordo com a Cedec, foi instalada pela coordenadoria municipal da Defesa Civil uma placa informando aos motoristas da interdição, para que não haja risco de acidentes.Defesa Civil aponta que estradas vicinais em Novo Horizonte do Sul estão intransitáveis

Em outro trecho, conhecido como Linha da Amizade, houve ruptura da tubulação. Segundo a Defesa Civil, no local, a erosão decorrente de águas que descem de propriedades rurais já havia causado danos anteriormente, e com as chuvas dos últimos dias estes foram agravados.

As linhas afetadas servem para escoamento da produção agrícola e da Bacia Leiteira, além de servir como trajeto para o transporte escolar.