O número de sul-mato-grossenses que realizaram a declaração de dentro do prazo foi de 406.058 mil pessoas, conforme revelou a . A expectativa era que em todo o Estado 400 mil pessoas declarassem os rendimentos.

No país inteiro, a propósito, o número de declarações realizadas dentro do prazo superou as expectativas: dos 28,8 milhões aguardados, o sistema da Receita Federal registrou 29,269.987 declarações transmitidas até às 23h59 do dia 30 de abril, prazo final para a transmissão das informações.

Em 2018, o número de declarações transmitidas por aplicativos de celular também surpreendeu: 317.920 mil pessoas optaram por utilizar os smartphones para realizar a declaração de imposto de renda.

Quem atrasou a entrega já pode retomar o processo nesta quarta-feira (2). Porém, estará sujeito a ter que pagar a taxa mínima de R$ 165,70 ou o limite de 20% em cima do imposto devido. O mesmo aplicativo, fornecido pela Receita Federal, poderá ser utilizado para emissão das guias a serem pagas.

Já o pagamento das restituições, que são os valores deduzido do imposto devido, terá início no dia 15 de junho, indo até 17 de dezembro. São, ao todo, sete lotes mensais e o primeiro deles dá prioridade a idosos e pessoas com deficiências ou portadores de doenças graves.