Pular para o conteúdo
Cotidiano

Correios em MS aderem greve nacional e param a partir desta segunda-feira

Categoria é contra alteração em Acordo Coletivo
Arquivo -

Categoria é contra alteração em Acordo Coletivo

Os trabalhadores dos em Mato Grosso do Sul devem parar suas atividades por tempo indeterminado a partir da meia-noite desta segunda-feira (11). A paralisação acontece em apoio à nacional que é contra a alteração do Acordo Coletivo de Trabalho Vigente, a falta de reposição de funcionários além do plano de demissão voluntária oferecido pela empresa. A adesão no Estado foi confirmada pelo Sintect-MS (Sindicato dos Trabalhadores nos Correios de Mato Grosso do Sul).

Conforme o sindicato, o Acordo Coletivo de Trabalho foi firmado entre a categoria e a empresa, sendo homologado pelo TST (Tribunal Superior de Trabalho) e com validade até o dia 31 de julho. No entanto, a direção dos Correios teria entrado com um pedido na Justiça para alterar uma cláusula sobre o plano de saúde dos empregados com o objetivo de excluir os pais e mães do plano.

Outra situação informada pelo Sintect é o da suspensão das férias dos trabalhadores e das demissões feitas pela empresa por meio do Plano de Demissão Voluntária. A mobilização nacional foi convocada pela Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares) para manter o acordo coletivo e para ir contra as demissões na empresa.

A decisão da categoria aconteceu em assembleia geral no dia 2 de março, aderindo a greve nesta segunda-feira. Conforme o sindicato, os trabalhadores temem a perda de outros benefícios. O número de agências que devem parar totalmente ou parcialmente deve ser divulgado nesta segunda.

Greve nacional

A greve nacional foi convocada pela Fentect para ir contra a alteração no plano de saúde e devido à não realização de concursos públicos desde 2011, que seria para repor os funcionários que saíram da empresa. 

Conforme o portal Uol, o quadro de funcionários da empresa teve uma redução de quase 20 mil pessoas nos últimos cinco anos. O número caiu de 125,4 mil empregados em 2013 para 106 mil.Correios em MS aderem greve nacional e param a partir desta segunda-feira

Outro ponto questionado pelo sindicato, segundo Uol, é o plano de demissão voluntária da empresa, que estaria pressionando os funcionários a fazer a adesão.

Ao portal, os Correios se manifestaram sobre a greve, informando que ” empresa entende que é um direito do trabalhador. No entanto, um movimento dessa natureza, neste momento, serve apenas para agravar ainda mais a situação delicada pela qual passam os Correios e afeta não apenas a empresa, mas também os próprios empregados”, afirmou a assessoria. 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Campo Grande recebe Jubileu da Juventude com a Festa das Cores

PL que isenta IR até R$ 5 mil será votado na quarta, 1º de outubro

Ex-candidato de Coxim terá que pagar R$ 40 mil por usar música ‘Camaro Amarelo’ na campanha

Brasil conquista mais quatro ouros e três pratas no Mundial de natação

Notícias mais lidas agora

Avião com fotógrafos cai em fazenda de Aquidauana

Atletas deixaram campo ao descobrir que time adversário tinha atleta trans (Reprodução, Instagran)

Lei municipal proíbe atletas trans nas equipes femininas em Campo Grande

Primo de Beto Pereira, Joaci é réu por fraudes no Detran-MS junto com David, que tenta delatar políticos do PSDB (Montagem: Henrique Arakaki e Ana Laura Menegat, Jornal Midiamax / detalhe Joaci, Divulgação)

Testemunhas da corrupção no Detran-MS envolvendo primo de Beto Pereira são ouvidas na Justiça

Veículos são abandonados com 3,3 toneladas de drogas após perseguição na  MS-164

Últimas Notícias

Polícia

Agepen abre processo administrativo contra policiais penais afastados

O afastamento aconteceu durante operação deflagrada

Polícia

Integrante do PCC que teria jurado ex-delegado-geral de SP é morto

O suspeito foi identificado como Cleberson Paulo dos Santos

Polícia

Avião com fotógrafos cai em fazenda de Aquidauana

Queda foi seguida de explosão e informações preliminares são de que houve vítimas fatais

Brasil

Controladores de voo decidem suspender greve em aeroportos

A suspensão ocorreu após reunião de representantes da categoria com a NAV Brasil