Animais domésticos e de rua de Campo Grande podem passar a ser registrados em um “Censo Animal”, proposta de um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal neste mês. O projeto é de autoria do vereador Lucas de Lima.

Segundo o projeto, o Censo Animal tem como objetivo levantar dados para o direcionamento de políticas públicas, como castrações oferecidas pela Prefeitura e educação para combate aos maus tratos e abandono.

O Censo deve registrar informações como nome do animal, número de animais por residência, espécie, raça, pelagem, sexo, data de nascimento e se já foi esterilizado. Animais de pessoas em situação de rua também deverão ser registrados com as informações possíveis.

O trabalho de levantamento e coleta de dados seria realizado a cada três anos, segundo o texto do projeto. Os serviços ficariam a cargo dos agentes comunitários de saúde, que já atuam visitando residências no controle de zoonoses.

O projeto foi apresentado à sala de sessões da Câmara Municipal no último dia 18 de junho. A proposta deve ainda tramitar por comissões antes de ir para votação no plenário, e depois para possível sanção do Executivo.