Pular para o conteúdo
Cotidiano

Poliomielite surge na Venezuela após 30 anos e coloca MS em alerta

Depois de quase 30 anos sem ser notificada na América do Sul, a Poliomielite foi detectada na Venezuela em uma criança de 2 anos e 10 meses de idade, moradora de uma comunidade indígena. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) alerta municípios de Mato Grosso do Sul quanto ao vírus e à vacinação.
Arquivo -
Foto: Tomaz Silva/Arquivo Agência Brasil
Foto: Tomaz Silva/Arquivo Agência Brasil

Depois de quase 30 anos sem ser notificada na América do Sul, a foi detectada na Venezuela em uma criança de 2 anos. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) alerta municípios de Mato Grosso do Sul quanto ao vírus e à ção.

Mato Grosso do Sul atingiu a cobertura de vacinação de 88% no ano passado, mas ainda não é o suficiente. A OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e a OMS (Organização Mundial de Saúde) alertam sobre o caso da criança venezuelana e pedem que os países mantenham e atinjam a cobertura vacinal da Poliomielite maior ou igual a 95% em cada município.

A SES afirma que a situação requer atenção por parte da Vigilância e Imunização, uma vez que é grande o contingente de venezuelanos com livre acesso ao e que se deslocam para diversos estados. Em nota, a Secretaria ressalta que “é de extrema urgência a intensificação das ações de vigilância e imunização para o alcance dos indicadores preconizados por ocasião da certificação de país livre da circulação de poliovírus”. Ainda segundo o documento da SES, é de suma importância a notificação e investigação imediata da doença, que deve ser feita para a área técnica de doenças agudas.

A criança venezuelana detectada com o poliovírus vacinal, é portadora de PFA (Paralisia Flácida Aguda), e não tem antecedentes vacinais. A SES e os órgãos internacionais de saúde pedem atenção redobrada aos casos de PFA (Paralisia Flácida Aguda), com sintomas súbitos, em menores de 15 anos, independente da hipótese diagnóstica, já que a PFA é um dos sintomas da Poliomielite.

Campanha de Vacinação

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite acontece de 06 a 24 de agosto. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da VIP (vacina inativada poliomielite), administradas aos dois, quatro e seis meses de idade, com a VOP (vacina oral poliomielite); aos quinze meses e aos quatro anos de idade.

(Com informações da SES)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com a presença do réu, amigos e familiares de Vanessa Ricarte são ouvidos em audiência

Índia e Paquistão trocam fogo de artilharia; EUA dizem que conflito ‘não é problema nosso’

Mato Grosso do Sul está sob alerta para chuva intensa e tempestade, aponta Inmet

pantanal incêndio

Alvo de operação contra grilagem em MS já recebeu multa ‘pesada’ por incêndio no Pantanal

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

pantanal incêndio

Alvo de operação contra grilagem em MS já recebeu multa ‘pesada’ por incêndio no Pantanal

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

inss

Sete da bancada federal de MS assinaram CPMI do INSS; confira quais

Últimas Notícias

Cotidiano

Carreta da Saúde leva atendimento médico gratuito a servidores da segurança pública de Ponta Porã

Além dos atendimentos médicos, os servidores poderão se vacinar contra diversas doenças, incluindo a gripe

Brasil

Ônibus pega fogo e forma paredão de fumaça em São Paulo

Não há registro de vítimas

Esportes

Dall’Astra quer Operário focado em conquistar três pontos contra o Itabirito no sábado pela Série D

Partida acontece neste sábado (10), às 15h, no Estádio Jacques da Luz (Moreninhas)

Polícia

Durante depoimento de familiar, réu do feminicídio de Vanessa Ricarte deixa a sala de audiência

A audiência acontece na 1ª Vara Criminal de Campo Grande