Poliomielite surge na Venezuela após 30 anos e coloca MS em alerta
Depois de quase 30 anos sem ser notificada na América do Sul, a Poliomielite foi detectada na Venezuela em uma criança de 2 anos e 10 meses de idade, moradora de uma comunidade indígena. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) alerta municípios de Mato Grosso do Sul quanto ao vírus e à vacinação.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois de quase 30 anos sem ser notificada na América do Sul, a Poliomielite foi detectada na Venezuela em uma criança de 2 anos. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) alerta municípios de Mato Grosso do Sul quanto ao vírus e à vacinação.
Mato Grosso do Sul atingiu a cobertura de vacinação de 88% no ano passado, mas ainda não é o suficiente. A OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e a OMS (Organização Mundial de Saúde) alertam sobre o caso da criança venezuelana e pedem que os países mantenham e atinjam a cobertura vacinal da Poliomielite maior ou igual a 95% em cada município.
A SES afirma que a situação requer atenção por parte da Vigilância e Imunização, uma vez que é grande o contingente de venezuelanos com livre acesso ao Brasil e que se deslocam para diversos estados. Em nota, a Secretaria ressalta que “é de extrema urgência a intensificação das ações de vigilância e imunização para o alcance dos indicadores preconizados por ocasião da certificação de país livre da circulação de poliovírus”. Ainda segundo o documento da SES, é de suma importância a notificação e investigação imediata da doença, que deve ser feita para a área técnica de doenças agudas.
A criança venezuelana detectada com o poliovírus vacinal, é portadora de PFA (Paralisia Flácida Aguda), e não tem antecedentes vacinais. A SES e os órgãos internacionais de saúde pedem atenção redobrada aos casos de PFA (Paralisia Flácida Aguda), com sintomas súbitos, em menores de 15 anos, independente da hipótese diagnóstica, já que a PFA é um dos sintomas da Poliomielite.
Campanha de Vacinação
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite acontece de 06 a 24 de agosto. O esquema vacinal do Calendário Nacional de Vacinação é composto por três doses da VIP (vacina inativada poliomielite), administradas aos dois, quatro e seis meses de idade, com a VOP (vacina oral poliomielite); aos quinze meses e aos quatro anos de idade.
(Com informações da SES)
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
TCE-MS pede suspensão de licitação milionária para compra de uniformes escolares de Itaquiraí
Tribunal apontou irregularidades no processo licitatório
Chuva de meteoros poderá ser vista em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira
A chuva de meteoros Geminídeas terá seu pico na sexta-feira (13)
MS é alvo de operação que prende 28 integrantes de ‘grupo de extermínio’ que filmava execuções
As cidades de Campo Grande e Cassilândia foram alvos da 3ª fase da Operação Pax nesta quarta-feira (11)
MS registra mais de 16 mil casos de dengue em 2024
Foram confirmados 32 casos de óbito em decorrência da dengue
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.