Cotidiano

26 mil raios já caíram nas cidades de MS desde o começo do ano

Corumbá é o recordista com 6,2 mil raios

Wendy Tonhati Publicado em 09/01/2018, às 13h46

None

Corumbá é o recordista com 6,2 mil raios

Desde o dia 1° deste ano, 26.104 raios já caíram em Mato Grosso do Sul. A cidade campeã de raios é, até o momento, Corumbá- a 444 quilômetros da Capital- com 6.290 descargas. De acordo com o meteorologista Natálio Abrão, da estação meteorológica da Uniderp, entre os municípios destaque, Campo Grande já registrou 246 raios e 877 em Três Lagoas.

Um estudo elaborado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Elat (Eletricidade Atmosférica), mostrou que por ano, 4,1 milhões de raios atingem Mato Grosso do Sul. O Estado é o sétimo do país a mais receber descargas elétricas, de acordo com o estudo. Por ano, são 11,1 raios que atingem a região para cada 1 quilômetro quadrado de solo sul-matogrossense.

26 mil raios já caíram nas cidades de MS desde o começo do ano

Segundo o Elat, a forma correta de se proteger de uma tempestade de raios é não permanecer na rua durante os temporais, procurando abrigo em locais em carros, por exemplo, evitar usar o celular que estiver carregando dentro de casa e também evitar segurar objetos metálicos enquanto estiver em casa ou na rua.

Jornal Midiamax