Animal ‘invadiu’ casa quando morador abriu o portão

Um Tamanduá-bandeira foi capturado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) após ‘invadir’ uma casa e ficar preso em uma churrasqueira. O animal aproveitou o momento em que o morador abriu o portão para entrar com o carro, por volta das 23h30 da última segunda-feira (25), e entrou na área de lazer da residência, no Bairro Carandá Bosque – região norte de Campo Grande.

O morador relatou aos policiais ambientais que o animal pulou na churrasqueira, logo que ele abriu o portão. A PMA realizou a captura, que durou cerca de seis minutos, com uso de um cambão –instrumento de madeira com um gancho utilizado para fazer o animal se mover- e o colocou o tamanduá em uma caixa de contenção.

O tamanduá não apresentava ferimentos e foi encaminhado ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres).

Conforme a PMA, a suspeita é que o animal tenha migrado da região da Chácara dos Poderes, passado pelo Parque dos Poderes até a área residencial no Carandá Bosque. Com a urbanização e desmatamento de alguns pontos da região espécie aumenta a área de exploração em busca de comida.

Um tamanduá-bandeira adulto pode medir cerca de 2,20 metros e pesar até 45 quilos. O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) usa suas garras dianteiras para escavar vários formigueiros e cupinzeiros ao longo do dia para capturar, com sua língua extensível, até 30 mil formigas e cupins.

A espécie é encontrada principalmente em áreas de cerrado. Originalmente, ocorria em todos os estados brasileiros, mas atualmente está em risco de extinção em todas as regiões do país e já foi extinto no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.