Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: com quase 5 meses, Yago deixa UTI e família diz que ‘é a cópia da mãe’

Bebê foi mantido na barriga da mãe com morte cerebral
Arquivo -

Bebê foi mantido na barriga da mãe com morte cerebral

Bebê deixou UTI Neonatal e vai para Unidade Intermediária (Fotos: Wendy Tonhati)

Nesta quarta-feira (30), um dia antes de completar 5 meses de nascimento, o – que foi mantido na barriga da mãe com morte cerebral- teve a primeira alta médica e saiu da UTI Neonatal (Unidade de Terapia Intensiva) para a Unidade Intermediaria. Olhando para Yago, pai e a avó dizem ver a mãe do bebê, Renata Souza Rocha. “Ele, para mim, é a continuação dela. É muito parecido com ela. É ativo, esperto e já tem opinião própria”, diz Eduardo Noronha.

Médicos e pacientes se emocionaram​Yago parou o primeiro andar onde está a UTI Neonatal. Foram pacientes curiosos sobre o ‘bebê Yago’ e funcionários que acompanharam toda a luta do bebê e não seguraram as lágrimas. Mesmo sabendo que ainda não vai levar o filho nos braços para casa, Eduardo diz que a alegria não tem tamanho.

“Minha vida é aqui. Larguei tudo há sete meses, no dia 27de janeiro [quando Renata foi internada]. É uma alegria imensa, porque estamos perto de ir para casa. Tivemos momentos muito difíceis, foi uma batalha, mas ele surpreendeu a todos, evoluindo e se firmando”, diz o pai.

Yago chora e reclama quando perde a chupeta, mais uma das provas, segundo família, da personalidade do bebê. Ao falar de Yago, a avó Adriana de Souza Avalos, também lembra da filha, que tinha personalidade forte. “É a Renata escrita. Está todo mundo feliz. Não acreditava que seria tão rápido. Vou mimar o máximo que eu posso”, diz a avó.

 “Vai ficar para nós, dia após dia, a admiração. Ele é um guerreiro. Foi muito forte, assim como a mãe foi guerreira. Vai ser muito mimado mesmo, afirma Eduardo”

 

 

Evolução

Yago nasceu com 1.050 kg e está com 1.685 kg e 43,8 centímetros. Ele só poderá ir para casa quando estiver pesando dois quilos e respirando sozinho, sem nenhuma ajuda de aparelhos. Ainda não é possível falar sobre sequelas que ele possa ter. O bebê passou por cirurgias no olho e no coração para uma cardiopatia comum a bebês prematuros, mas está bem, segundo a equipe médica.

O estado de saúde de Yago já é considerado estável pelos médicos que acompanham o desenvolvimento dele. Na Unidade Intermediária, o foco será o desenvolvimento de Yago. O médico Walter Peres, chefe da Unidade Neonatal explica que nesta fase, o bebê vai passar mais tempo no colo do pai e da família, vai receber estímulos para aprender a mamar sugando o leite, trabalho que é feito junto à fonoaudiologia. “A gente fez uma triagem na segunda-feira e não tem nada que possa atrapalhar no momento”.

A emoção também dominou a equipe médica que cuidou da gestação de Renata e que ainda cuida de Yago. A médica intensivista Patrícia Berg Leão, foi a responsável por acompanhar a gestação de Renata até o nascimento do bebê. Para ela, o momento mais emocionante, foi o choro de Yago no nascimento, algo que surpreendeu os a equipe. “É um momento de muita alegria. O momento mais emocionante para mim foi parto. A hora que ele nasceu e chorou. E, também o momento da desconexão dos aparelhos da Renata”.

Médicos explicaram situação do bebêO caso de Renata é considerado raro e a médica explica que somente daqui alguns anos vai ser possível avaliar toda a situação. “É inédito, com poucos casos no Brasil e no mundo. Do ano passado para cá, tivemos o relato de três casos como o da Renata. Nesse momento, só sabemos que ele é vitorioso. Daqui dez anos, vamos saber se a conduta foi a certa”.

A neonatologista Claudia Perez, que acompanha Yago, também diz que o momento do parto foi o mais emocionante para ela e explica que o bebê teve várias vitórias. “O choro, dentro dos limites para o bebê prematuro, foi o primeiro sinal de vitória. Depois, levamos para UTI sem entubar. Ele teve infecções, que já eram previstas. O mais complicado no final foi a dieta, mas ele voltava e mostrava que estava ali”, explica. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano