Economia será divulgada na próxima semana

O horário de verão vai deixar saudade ou já está indo tarde? Cada um tem uma opinião e o fato é que ele está se despedindo a zero hora de domingo (19). Os relógios deverão ser atrasados em uma hora em todos os estados das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Com isso, o sábado terá 25 horas, fazendo a alegria de quem se divertir nas festas e também para quem quer dormir mais uma hora. 

A previsão do governo é de que o horário de verão deste ano resulte em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Na edição anterior (2015/2016), a adoção do horário possibilitou uma economia de R$ 162 milhões.

A medida, em vigor desde outubro, visa proporcionar uma economia de energia para o País, com um menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo maior aproveitamento da luminosidade natural.

A economia alcançada com o horário de verão será divulgada na próxima semana pelo MME (Ministério de Minas e Energia). A mudança de horário é adotada no Brasil desde 1931 e o período de vigência da mudança está determinado no decreto nº 6.558 de 2008. 

“O decreto estabelece o terceiro domingo do mês de outubro como o início do horário de verão e o término no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. A exceção é quando o terceiro domingo de fevereiro seja domingo de carnaval. Neste caso, o horário de verão se encerrará no domingo seguinte”, informa o secretário de Energia Elétrica, Fábio Alves.